Byoo Histórias

Janet Malcolm: a jornalista deixou seu legado e um caso mal resolvido com um gigolô intelectual

Janet Malcolm

Hoje em dia, as mulheres seguem na luta por direitos igualitários. O silenciamento contínuo é uma tendência de uma sociedade patriarcal, que optou por inviabilizar a mulher.

Atualmente, a batalha segue pesada. Mas você já pensou como era o mercado de trabalho na década de 60? Foi nesse cenário que uma grande jornalista se destacou e se tornou uma das melhores de todos os tempos.

O nome dela é Janet Malcolm, que nasceu em Praga, mas se criou nos Estados Unidos. Mas, infelizmente, ela faleceu nos últimos dias e deixou um legado eternizado em importantes obras.

Janet Malcolm a jornalista sem medo

Autora do clássico “O Jornalista e o Assassino”, nesse livro, ela falou sobre liberdade de imprensa e ética. A temática mostra um homem condenado por assassinato que denuncia um jornalista.

O início da carreira foi em 1963, à frente da revista “New Yorker”. Na publicação, ela colocou ensaios deslumbrantes. Além disso, mostrou a diversidade em vários textos.

Isso porque, ela assinou coluna sobre design, fotografia e psicanálise. Aos amantes da boa escrita, Janete deixou dois novos livros, que ainda não foram publicados no Brasil.

O caso judicial

Mas nem tudo são flores na vida profissional. Ela ficou conhecida pelo protagonismo em um longo processo. Tudo isso porque os artigos publicados na revista “New Yorker” renderam uma ação judicial de US$ 10 milhões pelo psicanalista Jeffrey Moussaieff.

Na época, ele alegou calúnia devido às atribuições de citações que seriam dele nos artigos da jornalista. Segundo Macolm, o psicanalista era um “gigolô intelectual”, e afirmava que depois de Freud “ele era o maior psicanalista que já existiu”, segundo ele.

Mas em 2 de novembro de 1994, o júri decidiu a favor da jornalista e não houve cobranças.

Janet Malcolm

Advertisement
/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Como secar a barriga com dieta e exercícios físicos?

Antes de tudo, como está a sua forma física ? Por acaso você percebeu a…

1 dia ago

Onde Encontrar os Mais Saborosos Pratos de Peixe no Feriados em BH

Mais Saborosos Pratos de Peixe no Feriados em BH Com a Sexta-Feira da Paixão se…

2 dias ago

Dieta do vinagre de maçã

Emagreça até 5kg com a dieta do vinagre de maçã Inesperadamente sabe o vinagre de…

3 dias ago

World Creativity Day Belo Horizonte 19 a 21 de abril

World Creativity Day Belo Horizonte 19 a 21 de abril Belo Horizonte e mais de…

3 dias ago

Dieta anti-inflamatória

Uma dieta saudável pode mudar o seu dia e sua saúde.

3 dias ago

Yandê: primeira rádio indígena on-line do Brasil

Yandê: primeira rádio indígena on-line do Brasil Yandê foi criada na plataforma on-line e traz…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!