Treinamento dos músculos do core

Músculos do core. Treinar os músculos do core – região lombar, pelve e quadril – vai muito além de fazer abdominais e ter uma barriga sarada.

De acordo com a educadora física da Cia Athletica, Cláudia Xavier, existem diversas modalidades de exercícios físicos para tonificar esses músculos, que auxiliam no alinhamento da coluna, órgãos e a capacidade respiratória.

“Outro benefício de treinar o core é evitar lesões em outras práticas esportivas, pois, com o treino, os movimentos ficam mais estáveis.

O aluno também desenvolve mais performance por meio dos ganhos de força e potência muscular”, acrescenta.

Músculos do core. Modalidades

Entre as modalidades, a especialista destaca a hidro abdominal, prática de exercícios aquáticos com movimentos que acionam toda a musculatura profunda do abdômen e dos músculos.

Fortalecendo a resistência para musculatura nos movimento.

Além disso os exercícios dinâmicos, as aulas também trabalham técnicas hipopressivas, baseadas posturas e movimentos, que ajudam a diminuir a pressão abdominal, favorecendo a melhoria dos reflexos musculares.

Outra opção de treino abdominal é o Power ABS, que usa técnicas de aprofundamento e tonificação dos músculos dessa região.

As aulas são compostas por exercícios e manobras que ativam a musculatura, sem necessariamente produzir movimento na coluna.

Aprofundamento

A manobra de aprofundamento é realizada tracionando o umbigo na direção da coluna vertebral.

Enfim, a de tonificação é realizada levando as costelas em direção à pelve, mantendo a curvatura natural da coluna.

Já a modalidade de Low Pressure Fitness (LPF), sobretudo é uma técnica de exercícios posturais e respiratórios, executados sistematicamente.

Mas a modalidade busca ganho de tônus muscular por meio do fortalecimento da musculatura profunda do abdômen.

A atividade é realizada pela combinação de exercícios em aulas de 30 minutos.

O LPF diminui pressões sobre a cavidade abdominal e as dores lombares e é muito conhecido por reduzir o abdomen para se chegar à desejada barriga negativa.

Advertisement

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários estão fechados.