596 kitesurfistas velejando juntos batem recorde mundial

O esporte atrai velejadores do mundo inteiro para Cumbuco, no Ceará.

596 kitesurfistas velejando juntos batem recorde mundial, no último dia 22, em Cumbuco, no Ceará. Além de trazer o recorde para o Brasil, o Kite Parade tinha objetivo chamar a atenção do mundo para os problemas ambientais.

A Praia do Cumbuco é reconhecida mundialmente como Meca do kitsurf, um dos cenários mais paradisíacos da costa brasileira. Por isso, nada melhor do reunir a comunidade local, ativistas, atletas, empreendedores e empresas na primeira edição do Winds for Future.

O evento teve como propósito atrair olhares de todo o mundo para a causa ambiental, e principalmente para o aquecimento dos oceanos. A velejada foi em águas brasileiras, mas contou com a participação de atletas profissionais e amadores do mundo todo, como também crianças e adolescentes.

De acordo com a organização do evento, foram recebidas mais de mil inscrições, contudo apenas 640 foram para água. Dentre esses, 44 ficaram invalidados, restando os 596 kitesurfistas, que velejando juntos bateram recorde mundial.

Os kitesurfistas velejaram juntos e quebraram o recorde de 2016, quando 423 esportistas entraram na água simultaneamente, em Hayling Island, Inglaterra. Com a finalidade de chamar a atenção do mundo para o meio ambiente, os atletas percorreram aproximadamente 1,7 quilômetros, largando oficialmente às 13h.

O Winds for Future Summit é uma conferência num formato diferente, que envolve inovação, tecnologia, empreendedorismo e esporte com o objetivo de chamar a atenção para o desenvolvimento sustentável.

Palestrantes nacionais e internacionais, ativistas, expositores, workshops, enfim o evento reuniu empreendedores, grandes empresas e startups, todos focados em expor e debater soluções inovadoras e sustentáveis para o planeta.

Vento favorável durante quase todo o ano e temperatura da água são alguns atrativos para os kitesurfistas.

Kitsurf é na Praia do Cumbuco

Uma das joias do litoral brasileiro, Cumbuco é a Meca mundial do kitsurfe. Distante apenas 30 km do Aeroporto Internacional de Fortaleza, a Praia fica localizada no município de Caucaia, no Ceará.

A potência brasileira no kite é em virtude dos ventos favoráveis grande parte do ano e também pela temperatura da água. O litoral Nordestino, mais precisamente entre o Piauí e o Ceará, são os locais que mais atraem kitesurfistas, principalmente europeus.

Além de fazer aulas de kitesurfing, os turistas podem nadar na Lagoa Parnamirim, um paraíso escondido. O esquibunda, ou em outras palavras, descer as dunas numa prancha de madeira e cair na água, é outra atração famosa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.