A importância da musculação e o emagrecimento saudável

Saiba que possível emagrecer e manter o peso. Veja como aliar musculação e emagrecimento saudável e não viver o efeito sanfona.

A musculação associada a uma dieta balanceada pode resultar em perda de peso definitiva.

Você engorda e emagrece, vive o constante efeito sanfona?

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e mais de 20% com obesidade. Como não fazer parte das estatísticas, saiba aqui a importância da musculação e o emagrecimento saudável.

Estudos apontam que apenas 5% dos indivíduos com problemas relacionados ao peso conseguem alcançar medidas consideradas normais. E destes, 50% irá recuperar o peso perdido em até 2 anos e 80% em 5 anos.

Para compreender esses dados, primeiramente temos que entender que o sucesso de um programa de emagrecimento está pautado na melhora da composição corporal e manutenção dessa melhora.

3 elementos associados a musculação e o emagrecimento saudável

Para isso é necessário que haja interferências positivas em 3 elementos importantes: metabolismo de repouso, efeito termogênico dos alimentos e gasto energético nas atividades diárias.

Portanto, com esses três elementos, podemos então, montar um raciocínio e entender como tornar os programas de emagrecimento mais eficazes. Ademais entender a importância da musculação nesse processo.

Para que exercícios aeróbios de baixa intensidade (famosa caminhada, entre outras atividades) gerem perda de peso, é necessário que sejam realizados em altos volumes e aliados a dietas restritivas. No entanto, a dieta restritiva, por si só, causaria perda.

Porém, nesses métodos de emagrecimento a perda de peso e gordura, vem associada a uma grande perda também de massa magra o que acarreta em deixar o metabolismo mais econômico.

(Ex: uma pessoa de 130kg e metabolismo de repouso de 2490kcal/dia passa para 109kg e metabolismo de repouso de 1980kcal/dia) gastando menos energia.

Dessa forma entendemos a importância da musculação nesse processo. Ela minimiza ou até impede que dentro de um regime de emagrecimento ocorra a perda de massa magra. Em alguns períodos do processo pode até aumentar sua massa magra, fazendo com que seu metabolismo fique ainda mais acelerado, gastando mais calorias em repouso.

Aliando essa aceleração do metabolismo ao gasto das atividades físicas e a uma boa dieta, a pessoa passa a ter um emagrecimento saudável e sustentável.

Você já sabe a importância da musculação e o emagrecimento saudável, ressaltamos que o caminho para perder peso não é fácil, mas para manter é ainda mais difícil. Por isso, esteja sempre cercado de profissionais bons e motivados para traçar essa jornada.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.