Já imaginou como será o mundo pós Pandemia

Já imaginou como será o mundo pós Pandemia

De antemão, vários estudiosos acreditam que o coronavírus trouxe como consequência uma aceleração para o futuro.

Pois a pandemia antecipou mudanças que já estava em curso, como
o trabalho remoto, a educação a distância, a busca por sustentabilidade e a cobrança, por parte da sociedade, para que as empresas sejam socialmente responsáveis.

Fortalecimento de valores

Do mesmo modo, outras mudanças que eram prematuras, talvez não fossem observadas, mas agora ganham novo sentido diante do fortalecimento de valores como: solidariedade e empatia, assim como o questionamento do padrão de sociedade baseado no consumismo e no
lucro a qualquer preço.

Por outro lado, as transformações são profusas e atingem a política, economia, modelos de negócios, relações sociais, cultura, psicologia social e a relação com a cidade e o espaço público, entre outras.

Enfim, o marco desta pandemia é ter a consciência de que os efeitos devem perdurar quase dois anos, pois a OMS calcula que sejam necessários pelo menos 18 meses para haver uma vacina. Embora os países devam alternar entre períodos de abertura e de isolamento.

Confira algumas tendências do mundo pós pandemia

1- Revisão de conceitos:

união das comunidades para trabalharem mais como equipe, seja nos bairros ou entre funcionários de empresas, afetando assim, os seus valores.

Já é possível notar esses sinais no Brasil. E em Belo Horizonte não é diferente, temos visto exemplos de pessoas que se unem para ajudar idosos ou pessoas vem situação de vulnerabilidade.

2- Menos é mais:

um jargão antigo e muito utilizado no mundo da moda, agora vira
tendência. A pandemia por si só é um motivo para que as pessoas economizem e revisem seus hábitos de consumo e prioridades.

3- Redefinição do comércio:

bares, restaurantes, cafeterias, academias e coworkings, devem repaginar seus espaços para evitar aglomeração, facilitando assim o acesso a
produtos de higiene, como álcool em gel.

4- Modelo de delivery para restaurante:

o ramo de restaurantes deve se adequar a um novo modelo de negócios, e o serviço de entrega vai continuar em alta e pode se tornar a principal fonte de renda para muitos.

5- Novas experiências culturais:

como consequência do isolamento social, artistas e produtores culturais estão apostando em shows e espetáculos online, assim como os tours virtuais a museus ganharam mais destaque.

A aposta é que haja uma evolução para as chamadas experiências culturais imersivas, que tentam conectar o real com o virtual a partir do uso de tecnologias.

6- Trabalho remoto:

o home office já faz parte da realidade de muita gente, principalmente de freelancers e profissionais liberais. Com a pandemia, empresas de diferentes porte passaram a adotar este modelo de trabalho.

7- Aumento de cursos online:

a busca pelo conhecimento ainda é uma preocupação de boa parte dos brasileiros. Durante o período de isolamento inúmeros cursos passaram
a ter o acesso online, fazendo com que os alunos tenham um aprendizado constante e de qualidade via internet.

Já imaginou como será o mundo pós Pandemia

Leia mais:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.