Pensamentos repetitivos: o que fazer?

Pensamentos repetitivos

São inúmeras as pessoas que sofrem da síndrome do pensamento repetitivo. Sobretudo aquele pensamento que é constante e acaba cansando.

Apesar de parecer impossível parar a mente, haja visto que 9 entre 10 pessoas relatam a dificuldade que tem de meditar.

A verdade é que meditação é a forma mais eficaz de disciplinar a mente. A ilusão mais forte que as pessoas carregam sobre a mente é de que é possível dominá-la. Sua mente você não domina, isso não existe. 

Desta forma, o que você consegue fazer é treinar sua mente a responder a seus comandos. Disciplina-la. E como é possível fazer isso? Simples!

O pensamento é neutro

Quando você pensa em algo, aquela imagem não diz nada a você no primeiro momento. Caso, você siga pensando naquela imagem, colocando atenção a sua mente, começa a trazer as emoções ligadas àquele pensar e é nesse momento que o ciclo do pensamento repetitivo se faz. Assim, sua mente fica presa na emoção que o pensamento te trouxe.

A emoção por sua vez gera uma série de reações químicas no seu corpo. Por exemplo: seu coração dispara, sua respiração fica ofegante… toda essa usina química acionada traz várias sensações ao seu corpo.

Isso é suficiente para seu organismo querer um pouco mais de todas essas sensações. Aí ele comanda de novo o mesmo pensamento e mais uma vez todas essas reações acontecem.

No entanto, a forma seu pensamento fica repetitivo e sua mente cada vez mais cansada. O que ensino aos meus clientes no escritório é aprender a disciplinar a mente. Tomar posse da decisão de pensar ou não em algo. Escolher o que pensar.

O exercício é muito simples

Tudo começa com a disciplina de começar a prestar atenção no que você pensa. Assim que o pensamento “indesejável” vier diga a você mesmo: – Eu cancelo esse pensamento.

Em seguida, pense em qualquer outra coisa que vier à sua cabeça ou apenas olhe para a paisagem. Saia do pensamento indesejável antes que ele comece a gerar emoções. Fique atento a esse pensamento pelo menos 3 dias seguidos.  Pensou. Cancela. Pensa em outra coisa.

Depois dos 3 dias a sua mente irá liberar esse pensamento repetitivo específico.

Essa ferramenta é excelente para ser usada por pessoas que estão com problemas como fim de relacionamentos amorosos e problemas financeiros. Esses pensamentos são muito atordoantes e nunca trazem uma solução.

Enfim, parar com o pensamento repetitivo desses assuntos, após esse respiro dos 3 dias a solução aparece. Do nada vem um insight que soluciona o problema.

Albert Einsten tem uma famosa frase sobre isso “Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade se me revela”.

Espero ter ajudado! Com amor, Lalá

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Life Style

Comentários estão fechados.