7 benefícios da Kombucha

kombucha, bebida natural com muitos benefícios para a saúde

7 benefícios da Kombucha. Primeiramente o Chá tem ficado cada vez mais popular entre as mulheres, afinal tem efeitos terapêuticos.

O famoso chá teve origem na China Antiga, há mais de dois mil anos, mas sendo conhecido como um anti-inflamatório natural, sobretudo por tratar outras doenças.

Assim, foi nas décadas de 1960 e 1970 que o conhecimento desse chá foi difundido pelo mundo igualmente pelos hippies e naturalistas.

Em seguida a recente volta aos holofotes se deu aos fato dos benefícios que o Kombucha pode trazer para a saúde, sobretudo com o consumo contínuo.

A bebida é feita com um chá preto ou verde adoçado e uma colônia de probióticos chamada de Scoby (Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast).

Ao se alimentar do açúcar, o Scoby fermenta o chá, o que dá gás e um sabor semelhante ao de cidra à bebida.

Nesse processo, também é gerado uma pequena quantidade de álcool, 0,5% a 1%, não sendo o suficiente para classificar o Kombucha como uma bebida alcoólica.

scoby, colonia de probióticos usada Kombucha, que traz diversos befícios a saúde

Veja quais os benefícios o Kombucha pode trazer para a saúde!

7 benefícios da Kombucha

1. Scoby produz diversas substâncias saudáveis

Durante a fermentação, o Scoby produz e libera algumas substâncias benéficas para a nossa saúde, tais ácido glucurônico, ácido acético, ácido láctico, ácido glucônico, glucosaminas, vitaminas, enzimas e aminoácidos.

2. Efeito detox

O ácido glicurônico, produzido pelo Scoby, age no processo de desintoxicação das células. Ele reage com as moléculas lipossolúveis que não podem ser eliminadas na urina ou bile (soluções aquosas).

3. Aliviar e prevenir gota, reumatismo, artrite e pedras nos rins

Justamente pelo efeito desintoxicante, o Kombucha é capaz de auxiliar esses problemas!

4. Ajuda no funcionamento do sistema digestivo

Por conta da sua capacidade probiótica, o chá equilibra as bactérias presentes no intestino e combate a prisão de ventre.

Além disso, o Kombucha faz com que os nutrientes sejam mais absorvidos e que o organismo tenha um melhor proveito das vitaminas e minerais presentes na sua alimentação.

5. Previne infecções intestinais

Ao equilibrar as bactérias intestinais, o Kombucha previne infecções, pois elimina as bactérias que podem causar doenças no intestino.

6. Melhora a saúde da pele e cabelo

Como o Kombucha ajuda na absorção de nutrientes, o corpo todo é beneficiado, além do aumento na ingestão de líquidos, que torna a pele e os cabelos mais hidratados e macios.

7. Ajuda no emagrecimento

Esse provavelmente é o benefício que mais atrai a atenção das mulheres! O Kombucha é um aliado na perda de peso porque ajuda a aumenta a sensação de saciedade.

Como o chá é uma bebida probiótica, ele esti mula a produção dos hormônios  leptina e a insulina, que agem reduzindo a fome e controlando as taxas de açúcar no sangue. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.