Anticoncepcional e músculos, o que você precisa saber

A grande conquista feminina, a pílula anticoncepcional, pode ser um empecilho na conquista dos músculos. Saiba como.

Saiba como a pílula anticoncepcional pode afetar a sua performance muscular.

Anticoncepcional e desempenho muscular, como equilibrar?

O uso de métodos contraceptivos hormonais pode prejudicar o ganho de massa magra e sobretudo contribuir para o aumento do peso corporal. Anticoncepcional e músculos, o que você precisa saber.

Perder um quilo ou outro; reduzir a gordura localizada e deixar os músculos mais torneados são alguns dos principais desejos de quem se preocupa com a aparência.

No entanto, algumas mulheres queixam-se sobre a dificuldade em alcançar estas metas. De acordo com a ginecologista da Clínica Penchel, Talitha Melo, estas situações podem estar ligadas a algo muito utilizado pelas mulheres, a pílula anticoncepcional. Segundo dados da Universidade de Harvard, o número de mulheres que utilizam a pílula como um método para se evitar a gravidez chega a mais de 100 milhões.

O anticoncepcional nem sempre será prejudicial. Além da gravidez, esse medicamento pode ajudar a prevenir uma série de males.

“O contraceptivo oral deve ser receitado por um profissional ginecologista, após consulta com o paciente e análise de exames. Apesar de ser mais conhecido como método para evitar a gravidez, as pílulas podem auxiliar na redução de acnes, cistos nos ovários, sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e inchaço, além de melhorar o aspecto da pele e dos cabelos”, aponta Talitha.

Entretanto, o que muitas pessoas ainda não sabem é que os contraceptivos que possuem hormônios sintéticos em sua composição, como por exemplo, as pílulas, injeção, adesivo, anel vaginal e o DIU de levonorgestrel, podem atrapalhar o desempenho de quem pratica atividade física.

Anticoncepcional e músculos, fique atento a essa combinação

Segundo Talitha, isso acontece porque, ao reduzir o percentual de gordura e manter o corpo torneado, é preciso aumentar a massa magra. Todavia, o processo que todo contraceptivo hormonal causa no corpo, prejudica o ganho dessa massa.

“O anticoncepcional é composto, basicamente, por dois hormônios fabricados em laboratório, mas que são semelhantes aos produzidos pelo organismo feminino. São eles o estradiol e a progesterona. A pílula funciona da seguinte maneira: ao ingerir seus compostos sintéticos, nosso corpo entende que já produziu a quantidade suficiente do hormônio natural e interrompe a produção” ressalta Talitha.

A médica explica que ao enganar o corpo, o organismo ficará com uma dose constante das substâncias e a hipófise não mandará a quantidade de FSH e LH suficientes para uma ovulação. Contudo, por serem sintéticos, estes compostos não são absorvidos e é exatamente aí que está o problema para quem busca ganhar massa magra.

Como o seu anticoncepcional afeta seu desempenho muscular?

Ao deixar de produzir os hormônios naturais, nosso corpo perde os benefícios que eles iriam oferecer, pois, as substâncias sintéticas não são processadas pelo organismo. Isso faz com que os níveis dos hormônios anabólicos diminuam, o que prejudica o crescimento da massa muscular.

Além disso, quando a mulher ingere um contraceptivo oral, o corpo reconhece a presença desses hormônios no organismo. Dessa forma libera em excesso um tipo de proteína que realiza o transporte e regula o nível hormonal, conhecida como globulina.

Mas, como o anticoncepcional é um composto artificial, esses hormônios não se conectam às globulinas, o que faz com que ela transporte praticamente todos os outros compostos hormonais do corpo, como por exemplo, a testosterona.

Anticoncepcional e músculos, o que você precisa saber. Primeiro essa reação é ruim para quem tem como objetivo a hipertrofia muscular, pois, a testosterona aumenta a absorção de aminoácidos e estimula a síntese de proteínas no músculo.

Portanto, a formação dos músculos será prejudicada sem a testosterona livre no organismo.  O cortisol, popularmente conhecido como o hormônio do estresse, também é afetado com o uso dos anticoncepcionais. “Com o uso de contraceptivos hormonais, o cortisol pode se apresentar elevado. Esse aumento, pode levar a ganho de peso”, conta a ginecologista.

Anticoncepcional, músculos, nutrição como conciliar

Para o médico nutrólogo e diretor da Clínica Penchel, Lucas Penchel, usar ou não usar os métodos contraceptivos hormonais deve ser uma decisão tomada junto ao médico.

“O anticoncepcional é uma conquista importante para a mulher. Mas, é preciso analisar quais são as metas destas pacientes, para que não encontrem nenhum percalço durante o caminho” afirma ele.

De acordo com o médico, todos os contraceptivos hormonais prejudicam a performance muscular, pois, do contrário, não serviria para prevenir a gravidez.

“Então quando a paciente chega até a minha clínica com o objetivo de perder gordura ou conseguir hipertrofia muscular, ela em seguida é encaminhada a um profissional ginecologista também, para que seja avaliado qual o melhor método a ser adotado. Mulheres com a menstruação alterada e com propensão a doenças do sistema reprodutor, devem fazer uso de PAC, mas, do contrário, o DIU de cobre é uma excelente opção”, salienta Lucas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde