Dieta Low Carb X Dieta Cetogênica

Dieta Low Carb X Dieta Cetogênica

Você já deve ter ouvido falar inúmeras vezes sobre os potenciais que envolvem as dietas com baixa ingestão de carboidratos. Isso não é nenhum exagero, sendo que na prática esse tipo de plano alimentar tem efeitos diretos na balança.

No caso da low a ideia principal é de ingestão de menos de 200 g de carboidrato por dia. Sendo assim, 45% da energia fornecida ao corpo é original de carboidratos.

Confira matéria da cantora Marília Mendonça que perdeu 20 Kg com a dieta low carb: https://lifestyle.uai.com.br/saude/marilia-mendonca-emagrecimento-nao-foi-lipoaspiracao/

Contudo, é importante entender que é preciso haver uma compensação. Por isso, a diminuição de carboidratos significa que você terá que comer (necessariamente) mais proteínas e gorduras boas (por exemplo azeite) para compensar a lógica da balança.

Até porque, a proteína é responsável pelo aumento do gasto energético e preservação da massa magra. É nesse cenário que há menor estímulo à secreção de insulina comparado a dietas tradicionais.

Mas quais os resultados desse processos prática. Então, O propósito é diminuir a insulina e aumentar a oxidação de gorduras – ou seja, utilizar gorduras como fonte energética e preservar a massa magra corporal.

Diferenciar dietas

Tudo depende de uma série de coisas. Contudo, a cetogênica se encaixa numa vertente low carb, porém com algumas adaptações que, segundo a balança, rende maior resultado.

A maior diferença consiste na redução ainda maior de carboidratos. Para se ter uma ideia, enquanto na low carb tradicional o consumo não pode ultrapassar 200 gr, na cetogênica isso não deve passar 50gr – o que significa 10% de toda a energia fornecida ao organismo.

Mesmo com o consumo menor, algumas singularidades são comuns nessas duas dietas. Até porque alimentos ricos em gorduras como ovos, queijos, carnes, bacon, manteiga, azeite, óleo de coco, abacate são prioritários. Dessa forma, ovos e bacon são liberados nessa dieta.

Qual a melhor dieta? Não existe. Não há aquela que emagrece mais ou menos. Até porque tudo dependerá de um empenho individualizado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.