Saiba como empreender na área médica

O crescimento das clínicas populares e o cenário de crise econômica ainda latente no país, fazem com que se torne cada vez mais necessário empreender e se destacar em qualquer área de atuação. Saiba aqui como empreender na área médica.

As capacidades de liderança, gestão e inovação, que são objetivos comuns a prática empreendedora, hoje não são só de grande importância para a área empresarial, mas também ao âmbito médico. 

Por muito tempo, se acreditou que seria impossível empreender no setor da saúde. A formação de seus profissionais sempre privilegiou o aspecto assistencial, terapêutico e científico da ocupação.

No entanto, atualmente para se diferenciar e produzir ganhos notáveis ou resultados acima da média de mercado, empresas ou profissionais da saúde, além de oferecer um bom trabalho, também deve dispor de um modelo de gestão empresarial estratégico e organizado.

Sendo assim, é essencial apostar em atitudes criativas e simples que otimizem suas rotinas laborais e melhorem as experiências de seus pacientes com os atendimentos oferecidos.

Médico pode ser empreendedor

Um case de sucesso de empreendedorismo no setor da saúde em Minas é o do médico generalista e diretor da , mestre em medicina e estudante de nutrição, Lucas Penchel. Ele também atua como diretor da Clínica Penchel, localizada no bairro Mangabeiras.

A partir de 2014, o médico começou a dar plantões pelo SUS em condições limitadas, além de atender em um pequeno consultório, sem banheiro, televisão ou recepcionista.

“O valor das minhas consultas com retorno era de somente 150 reais. O início foi muito complicado e precário, mas é algo que costuma acontecer com qualquer empreendedor. Naquela época, a minha agenda não ficava tão cheia e eu não tinha nenhuma experiência quanto a gestão das áreas contábeis, jurídicas e de relacionamento com o cliente. Com o passar dos anos, comecei a entender as estruturas e a relevância destes campos e assim tudo foi se ajeitando. Desta forma, compreendi e coloquei em prática a ideia de que todo o lucro deveria ser investido no desenvolvimento da clínica”, conta.

Após 4 anos, o consultório de Lucas ganhou grandes proporções, chegando a ocupar um andar inteiro e desse modo foi criada a Clínica Penchel. Agora ela ocupa um edifício de três andares, sendo dois voltados a área médica e um a estética.

“Lá nós contamos com 38 profissionais, que oferecem os serviços de nutrição esportiva, nutrição materno-infantil, ginecologia, estética, biomedicina, fisioterapia, odontologia e cirurgia plástica”.

Com uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada, o espaço já possui departamentos direcionados aos domínios jurídico, contábil e administrativo.

“O aumento da qualidade e variedade de nosso suporte clínico, nos permitiu multiplicar o valor de nossas consultas em mais de seis vezes”, ressalta.

Saiba como empreender na área médica

De acordo com Lucas Penchel, para empreender na área médica e se sobressair no mercado, além de ser comprometido, determinado, visionário, dinâmico, dedicado e organizado, o profissional acima de tudo deve ser inovador.

“Gostar de sua área de atuação, ter espírito de liderança, saber identificar oportunidades, estabelecer metas e assumir riscos. Ainda é indispensável ter um bom networking, estudar bastante e sempre estar atualizado quanto ao seu campo de trabalho” ele friza.

Lucas ressalta que é importante fazer um bom planejamento estrutural, financeiro e funcional, bem como realizar o correto gerenciamento da empresa. Ademais oferecer serviços exclusivos e investir em um marketing bem direcionado, também são ações essenciais, de acordo com ele.

O médico adotou em sua clínica um programa que otimiza os atendimentos e contatos com os pacientes, o Chatbot.

Ele conta que utiliza insigth de empresas de sucesso de outras áreas do mercado, para aprimorar o atendimento de sua clínica.

“Nosso foco é a qualidade do serviço. Buscamos todos os dias criar um padrão de excelência para proporcionar a melhor experiência possível para os pacientes”, diz. O crescimento esperado para a Clínica Penchel é de 18% ao mês, sendo que, baseado em estudos, é possível que triplique nos próximos 18 meses.

Segundo Penchel, tais atitudes podem garantir uma rotina interna bem organizada, bem como atendimento de qualidade e um setor financeiro equilibrado. 

“O mercado de medicina possui regras rigorosas, como a sua própria regulamentação, mas quando temos o profundo conhecimento sobre estas normas e seguimos os princípios éticos da profissão, é possível em pouco tempo notar o progresso do empreendimento e ter excelentes rendimentos”, conclui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde