Você sabe a diferença entre persistência e teimosia?

Você sabe diferenciar a persistência da teimosia?

Quando olhamos no dicionário, as duas palavras têm significado muito parecido, mas será que você sabe a diferença entre persistência e teimosia?

  • Persistência: ato de preservar, constância, manter-se firme; continuar; permanecer.
  • Teimosia: obstinação; birra; insistência.

Se olharmos de uma maneira desinteressada ou até mesmo rapidamente, parece que são palavras semelhantes, mas vamos lá.

Persistência e teimosia, na prática

Na nossa vida faz muita diferença ser persistente ou ser teimoso. Resolvemos adotar essa regra como se fosse de ouro. Visto que, a pessoa que o mundo considera de sucesso digo o mundo, pois sucesso para mim pode ser diferente do que para vocês e vice-versa, é persistente.

A diferença pode ser fácil de identificar, entretanto, quando o emocional fala mais alto, tomando conta de nós, não enxergamos e nem ouvimos nada, além de bradarmos aos quatro cantos que somos teimosos, apenas para defendermos o que acreditamos.

No caso de uma pessoa que o mundo considera de sucesso, a persistência precisa fazer parte da sua vida, pois já vimos que, diante das dificuldades, não podemos esmorecer jamais.

Acreditar que vamos conseguir alguma coisa, por mais difícil que possa parecer, em algum momento é fundamental para que a gente realmente consiga.

E é a perseverança, juntamente com a paixão, que nos fornecem energia suficiente para que possamos brigar com os leões de cada dia.

Eu tinha um amigo surfista profissional, aprendi muito com ele em relação a persistência e seus resultados. Quando morei no Havaí, e implemento até hoje na minha vida, além de condições climáticas que era uma de suas expertises, elas trazem até hoje muitos benefícios, que vou tentar passar para vocês, abaixo.

Aprendizados sobre persistência e teimosia

  • “Arrisque! Viver é arriscar. O homem que vai mais longe, em geral, é o que está disposto a fazer e arriscar” – Dale Carnegie. Não teremos nunca sucesso por algo que não tentamos. Ele dizia assim: “Eu não sou nada. Só vou lá atravesso a arrebentação e desço a maior onda, antes dela me mandar no coral. E quando ela me derruba volto cheio de aprendizado e questionamentos”.
  • “É divertido fazer o impossível” – Walt Disney. Nós superamos nossos limites o tempo todo e vencemos várias barreiras, embora a maioria delas sejam impostas por nós mesmos. É muito bom poder persistir e alcançar nossos objetivos com sucesso.
  • “Não há nada como um pé após o outro.” – Mário Quintana. É a superação que a persistência faz acontecer – quando os objetivos são claros e definidos, logo a sensação de vitória é diária, palpável e possível. O prazer e o aprendizado são constantes independente do resultado.
  • Você sabe a diferença entre persistência e teimosia? A teimosia atrasa a persistência. Por isso, substituam definitivamente a teimosia, por persistência. Essa que só nos faz caminhar para frente e o resultado independe, porque não estamos preocupados com o passado, visto que não é para lá que vamos.

Afinal queremos ter razão ou ser felizes. Hasta!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.