E ela voltou!! Leve, graciosa e cheia de novidades. Estou falando da Semana de Design de
Milão, realizada entre os dias 6 e 12 de junho.
Depois de dois anos ocorrendo de forma não tradicional, o evento retorna em clima de celebração e reencontro, carregando em si uma mensagem de ressignificar, reeditar e de repensar.
Reedições e reconexões
O prefixo ressoou durante toda semana e mostrou a importância de novos olhares e novas perspectivas, reedições e reconexões.
A todo momento os visitantes (mais de 262 mil visitantes de 173 países) foram apresentados a peças de mobiliário e decorações que exaltavam designs já conhecidos, peças famosas com novas cores ou extensões de linha.
Regeneração do Design
O próprio tema na Universidade de Milão era Regeneração do Design, com mais de quarenta projetos exibidos.
O salão do móvel dedicou uma área considerável à instalação “Design com Natureza”, assinada em conjunto com o arquiteto Mario Cucinella.
Telas verdes e jardins florais tiveram destaque, como da Ruby Mary Lennox para Porsche e da Roberta Studio em
parceria com Paolo Michieli com a instalação Wall Green Wave com o tema “Design Regeneration”.
Cores fortes e tons vibrantes
Materiais como vidro e pedras naturais marcaram presença. Cores fortes e tons vibrantes como rosa, azul, amarelo, verde e magenta chamaram a atenção, talvez pelo fato de estarmos em busca de uma casa alegre e viva nesse momento “pós pandêmico”, renovando o conceito de morar.
Toque quase apocalíptico
Instalações com cenários no estilo “destroyed” deram um toque quase apocalíptico à experiência, como foi o caso da Alcova Milano que utilizou um antigo hospital militar desativado como base para mostra, com direito a clima de suspense e música misteriosa de fundo.
Os brasileiros estiveram representados através de nomes como André Ferri, Rodrigo Ohtake e Estúdio Campana, esse último com a coleção Metamorphosis em parceria com Paola Lenti a qual valoriza a economia circular.
Pedro Franco assina a peça Kintsugi, em parceria com A Lot of Brasil, e evoca a majestade das pedras com uma mesa de tampo em mármore quebrado à mão, rachaduras aparentes e fenda em aberto, exaltando a beleza da imperfeição.
O nome é referência à técnica japonesa de restauro que utiliza fios de ouro para recuperação de peças quebradas.
Instagram: Raissa Fortes
SEMANA DE DESIGN DE MILÃO 2022 – O REENCONTRO
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Ótima matéria! Suscinta e abrangente. Parabéns Raissa Fortes
Excelente artigo!
Parabéns Raissa !!!
Achei o artigo muito legal, conseguiu captar e transmitir o que foi a Semana do Design em Milão e quais as tendências. Uma fonte de inspiração!
Adorei o conceito dos 3Rs buscando o equilíbrio entre o Design e a natureza. Sem dúvida essa é a nova tendência??