ESTILO MEDITERRÂNEO – IS IN THE HOUSE
Imagina sua casa com ares de casa de praia e você sempre com aquela sensação de estar no verão, com atmosfera leve e fresh! Assim é o estilo Mediterrâneo, que está com força total na decoração e vou te contar um pouco sobre ele e todo esse resgate ao simples e ao solar.
Este estilo de construção é sobretudo mais antigo do que se imagina, se originando no norte da África e se popularizando no sul Europa, na região do mediterrâneo, na idade média. É perceptível o mix de várias culturas, uma coisa meio handmade à la árabe-italiano-greco-romano. Particularmente é meu estilo preferido, e olha que não estou falando grego.
DE QUEM VÊ DE FORA
Assim tudo é branco meixmooooooo! É off White, é feito à mão, pois o sistema é bruto, mas com muito amor. É superfície irregular, curvilínea, bem adaptada ao ambiente, sem stress.
Tem planta sim, varanda, janela gigante e muito acesso ao sol.
Afinal tem espaço gente! Tem circulação livre, tem vento, tem mais sol, não, tira essa cortina que tá over. Mas pode ter azul também, verde oliva, terracota – o importante é não sair da paleta natural, ocre, because all belongs to Jesus vibes.
DE QUEM VÊ DE DENTRO
“There’s a natural mystic blowing through the air” – assim é o estilo Mediterrâneo. Muito material natural como madeira, vime, palha e pedras. Móveis rústicos, simples e aconchegantes completam o visu, sem carregar muito no ambiente. É comum sofás compostos por alvenaria ou madeira para estruturação e para os tecidos muito linho algodão. A parada é decorar a casa, mas ter tempo pra cuidar dela sem ficar dependente dela e viver né gente.
Tem ferro forjado, tem chuva de cerâmica e peças feitas à mão, tem ainda a tapeçaria mostrando a que veio e completando o cenário. Azulejos e ladrilhos também têm seu talento reconhecido e podem ser protagonistas em grande estilo. Tem lugar mais relaxante? Já consigo sentir até a brisa do mar…
É o resgate de novo – como estamos vendo na moda, no decor, no discurso – à origem, à ancestralidade, ao simples e à natureza, sem transformar a vida numa verdadeira Odisseia!
Raissa fortes design no Instagram
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Amei amiga