Dicas

Pagamento com Pix traz vantagens para lojistas e clientes de e-commerce

Pagamento com Pix traz vantagens para lojistas e clientes de e-commerce

Segundo dados oficiais do Governo federal, o Brasil tem 650,7 milhões de chaves Pix e 153 milhões de usuários cadastrados. Entre os cadastros, além das pessoas físicas, estão também aqueles que utilizam o pix para negócios.

O recurso, lançado em 2020 pelo Banco Central, revolucionou o modo de transferência monetária no país e vem se tornando uma forma de pagamento benéfica para lojistas e clientes, sobretudo, para aqueles que realizam transações no ambiente virtual.

Para incentivar o uso do Pix, há lojas que disponibilizam vantagens exclusivas para os consumidores que optarem pela forma de pagamento. De acordo com estudo da consultoria Gmattos, no início deste ano, quase metade (47%) das grandes lojas on-line do Brasil oferecia algum benefício para o uso de pagamento com Pix.

Além disso, oferecer ou optar pelo Pix durante uma compra on-line pode trazer outros benefícios para ambas as partes. Possibilidade de economia e maior praticidade são percebidas em transações que utilizam esse tipo de pagamento.

A diretora de Pay e Banking na Vindi, Monisi Costa, detalha as vantagens do Pix para o consumidor e os lojistas. “A agilidade é um dos maiores benefícios. As transferências são realizadas em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados”, analisa.“Isso significa que, ao contrário dos métodos tradicionais, como boletos ou transferências bancárias, que podem demorar dias para serem compensados, as lojas virtuais podem receber os pagamentos instantaneamente. A rapidez não só melhora o fluxo de caixa das empresas, como também acelera o processo de entrega dos produtos aos clientes, aumentando a satisfação e a fidelidade do consumidor.”

Pix movimenta R$ 32,2 bilhões

Quando foi lançado, o Pix causou certa curiosidade na população. Diferente dos recursos disponíveis, ele surgiu como um método de transferência instantânea e sem taxas. Os lojistas perceberam que a modalidade poderia ser interessante para os negócios e logo passaram a se questionar: “como integrar o pix no meu site?”.

Anos após o lançamento do Pix, o recurso tornou-se marca registrada em boa parte das lojas do Brasil, principalmente no ambiente digital. Segundo dados do estudo da Confi.Neotrust, só em 2023, o método foi um dos principais meios de pagamento no e-commerce brasileiro, movimentando R$ 32,2 bilhões.

O que explica a popularidade do Pix entre os lojistas são as vantagens que esse recurso pode oferecer em comparação às outras modalidades de pagamento disponíveis. O primeiro aspecto percebido pelos empreendedores é a redução de custos, já que não há cobrança de taxas para seu funcionamento.

A pesquisa da Gmattos apontou que o número de vendas concretizadas é maior após o cliente incluir os itens no carrinho, quando o pagamento é no Pix, um índice de 90%. No cartão de crédito, a taxa é de 70%; no boleto, de 50%; e no débito, de 30%.

Além disso, também é possível observar vantagens em termos de fluxo de caixa, já que os recursos ficam disponíveis na hora. De acordo com Maurício Salvador, além de menos abandono de carrinho, o risco de chargeback, termo usado para se dirigir ao estorno das compras no cartão após a contestação, também é menor.

“O Pix traz inúmeras vantagens para o fluxo de caixa das empresas. Com a liquidação imediata das transações, a disponibilidade 24/7 e as taxas menores, o sistema melhora a liquidez e reduz os custos operacionais”, avalia Monise.

A especialista destaca, ainda, que o sistema facilita a gestão financeira, permitindo melhor controle e transparência dos recursos. “Além disso, a capacidade de realizar pagamentos instantâneos fortalece o relacionamento com fornecedores e permite maior automação e integração com sistemas de gestão. O PIX é essencial para otimizar a eficiência operacional e financeira das empresas”, conclui.

Descontos e brindes são atrativos para o consumidor

Do ponto de vista do consumidor, os benefícios também são perceptíveis. Redução no preço, brindes e cupons de desconto para as próximas compras são alguns exemplos usados pelo e-commerce brasileiro para incentivar o uso do Pix como forma de pagamento.

Além dos incentivos dos lojistas, a própria ferramenta confere vantagens. A primeira é a facilidade de uso, já que o recurso está disponível em todos os aplicativos de instituições financeiras do país ou carteiras digitais. Nos apps, o usuário encontra instruções sobre o recurso, que dão dicas de usabilidade e segurança.

A rapidez para as transações também é um destaque da modalidade. No caso das compras on-line, os consumidores não precisam esperar muito tempo para ter a confirmação e, assim, receber o pedido em um prazo mais curto. No Pix, o pagamento é processado de maneira quase instantânea após o uso da chave ou do QR Code fornecido pela loja.

De acordo com o Banco Central, o Pix também é um recurso com nível elevado de segurança. Todas as transações são criptografadas e monitoradas pela tecnologia das instituições financeiras, reduzindo o risco de fraudes.

Os consumidores, além de terem acesso aos descontos e cupons oferecidos pelas lojas ao usar o Pix, também economizam ao reduzir os custos associados às transações financeiras. O uso de boletos, DOCs e cartão de crédito pode vir acompanhado de taxas específicas.

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Como Emagrecer com a Dieta Mediterrânea

Como Emagrecer com a Dieta Mediterrânea A dieta mediterrânea é mais do que um plano…

3 horas ago

Alimentos Funcionais e Nutrição Personalizada

Alimentos Funcionais e Nutrição Personalizada A alimentação moderna tem evoluído significativamente, trazendo conceitos que aliam…

16 horas ago

Dieta das Sopas para secar a barriga

Dieta das Sopas para secar a barriga A dieta das sopas tem se tornado uma…

1 dia ago

Direito à Indenização por Danos Morais em Caso de Atraso ou Cancelamento de Voo

Direito à Indenização por Danos Morais em Caso de Atraso ou Cancelamento de Voo Viajar…

1 dia ago

Transporte de Veículos e Eventos Esportivos: Uma Conexão que Move o Brasil

Transporte de Veículos e Eventos Esportivos: Uma Conexão que Move o Brasil A logística por…

2 dias ago

Dieta Sem Glúten Benefícios

Dieta Sem Glúten Benefícios A dieta sem glúten tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto…

2 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!