Empreendedorismo

Aumento do Consumo de Bebidas sem Álcool em Bares e Restaurantes

A adoção de um estilo de vida mais saudável, além da aplicação rigorosa da lei seca, está entre os principais fatores que têm levado os consumidores a escolherem bebidas sem álcool em bares e restaurantes.

Crescimento do consumo de bebidas não alcoólicas

No Brasil, o consumo de bebidas não alcoólicas tem registrado um crescimento expressivo. Por exemplo, as vendas de cervejas sem álcool aumentaram 24%, ultrapassando 480 milhões de litros, conforme dados da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), com base no relatório da Euromonitor Internacional. Portanto, é evidente que essa mudança de comportamento está se consolidando.

Impacto da lei seca e mudança nos hábitos

Tolentino Neto, proprietário do restaurante Marido na Cozinha, em Cuiabá/MT, ressalta a importância da legislação como um dos motores dessa transformação. “Hoje, a lei de tolerância zero para álcool ao volante tem influenciado bastante. Quando casais vêm ao restaurante, o motorista da vez costuma optar por bebidas sem álcool”, comenta. Assim, a legislação tem contribuído diretamente para a popularidade dessas bebidas.

Além disso, ele destaca uma mudança significativa nos hábitos dos jovens. “Os mais jovens estão fumando menos e evitando o consumo excessivo de álcool. Estão em busca de mais qualidade de vida e longevidade”, observa Tolentino. Logo, a busca por uma vida mais saudável também se reflete nas escolhas feitas à mesa.

Oportunidade para o mercado de destilados sem álcool

Alan Marcondes, sócio-administrador da Bacco Destilados no Mato Grosso, também acompanha essa tendência de perto. “O mercado de bebidas alcoólicas está migrando para as versões sem álcool, e os destilados estão seguindo o mesmo caminho”, afirma. Dessa forma, o mercado começa a atender essa demanda crescente.

Ele ressalta, inclusive, que a aceitação por parte do público foi mais rápida do que esperava. “Há uma demanda reprimida, cujo tamanho ainda não conhecemos completamente”, conclui Alan.

Adaptação dos estabelecimentos à nova demanda

Por fim, Marcondes destaca como os bares e restaurantes têm se adaptado. “Muitos estabelecimentos já possuem em seus cardápios opções de drinks sem álcool, feitos com xaropes e sucos. Com os destilados sem álcool, conseguimos oferecer uma nova gama de sabores para surpreender e atender melhor os clientes”, finaliza.

Portanto, o mercado de bebidas sem álcool, antes visto como um nicho, está se consolidando como uma escolha importante em bares e restaurantes.

Nova geração lidera mudança de comportamento

As gerações mais jovens, especialmente aquelas nascidas a partir dos anos 2000, estão na vanguarda dessa mudança. Com hábitos mais saudáveis e a redução no consumo de álcool, eles têm impulsionado essa nova tendência. Como resultado, bares e restaurantes estão cada vez mais diversificando seus cardápios, com opções que atendem tanto à busca por saúde quanto às exigências da lei seca.

Em resumo, essa tendência representa uma oportunidade de crescimento para o setor, que enxerga nas bebidas sem álcool uma maneira eficaz de fidelizar e atrair um público mais consciente e preocupado com o bem-estar.

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lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

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