Empreendedorismo

Impactos negativos da portabilidade dos vales-refeição para trabalhadores e restaurantes.

Impactos negativos da portabilidade

Em maio deste ano, o governo anunciou o adiamento por um ano da implementação da portabilidade dos vales-refeição e alimentação. Entretanto, a discussão sobre o tema segue a todo vapor. A medida permitiria que o consumidor pudesse escolher qual empresa de vale-refeição prestará serviço.

Para o setor de restaurantes, o mais impactado pela decisão, isso gerará uma guerra de oferta de cashback. Por conseguinte, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, destaca que o que a princípio pode soar como vantagem para o trabalhador, é na verdade uma ilusão. “A empresa que oferece essa vantagem para o trabalhador, não vai absorver esse custo que tão bondosamente concede. O que acontece é que ela repassará ao restaurante a conta desse ônus. E com as margens apertadas, o restaurante não consegue assumir essa conta e terá que reajustar o cardápio. Na última linha, quem termina pagando por isso é o próprio trabalhador e a gente precisa deixar isso claro para a sociedade”, explica.

No começo de julho, uma audiência pública na comissão mista encarregada de emitir parecer à matéria, presidida pelo deputado Alfredinho (PT-SP), foi realizada no Senado. O relator da MP 1.173/23 é o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e o relator-revisor é o deputado Luiz Gastão (PSD-CE). Nesse sentido, para Solmucci, essa discussão deve acontecer mediada pelo legislativo. “Precisamos que haja transparência e abertura ao diálogo e acreditamos que o caminho para que isso aconteça é trazendo essa discussão para o Congresso. É de lá que deve sair a melhor regulamentação, com a contribuição do executivo federal”, defende.

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Avistar minas reúne público recorde e dá voz à representatividade feminina

Encontro de observadores de aves em Belo Horizonte destaca diversidade, ciência cidadã e inclusão no…

23 horas ago

Instagram no Brasil: saúde, receitas e humor dominam os hábitos dos usuários

Pesquisa mostra que fitness, gastronomia e humor são os conteúdos mais consumidos pelos brasileiros na…

4 dias ago

Chefs renomados e especialistas discutem o futuro da hospitalidade no HOST Douro

Primeira edição do evento internacional reúne profissionais da gastronomia, ciência, design e cultura para debater…

1 semana ago

Lições e inspirações para mulheres que desejam transformar negócios

Lições e inspirações para mulheres que desejam transformar negócios Empreendedorismo feminino: aprendizados e estratégias de líderes brasileiras…

2 semanas ago

Leonardo Gonçalves: líder do Grupo Eficiente fala sobre o mercado imobiliário do Vetor Norte

Com trajetória marcada por reinvenções, empreendedor aposta em inovação para transformar o setor imobiliário e…

3 semanas ago

A era do soft living: desaceleração como escolha de estilo de vida

Em um mundo acelerado, cresce o movimento que valoriza a desaceleração, a simplicidade e o…

3 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!