Empreendedorismo

Preocupações do Presidente do Banco Central sobre Gastos, Inflação e Decisões da Petrobras

Presidente do Banco Central

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, expressou preocupação com os elevados gastos reais projetados para o Brasil nos próximos anos, mesmo com a aprovação do Arcabouço Fiscal no Congresso. Além disso, ele destacou que as estimativas de despesas do país, tanto para o presente ano quanto para o próximo, estão consideravelmente acima dos padrões observados em nações emergentes, América Latina e no restante do mundo.

Campos Neto alertou que, adicionalmente, o crescimento das despesas acima da inflação, estimado em 9,2% para este ano e 3% para 2024, pode resultar em desequilíbrio fiscal. Ressaltando, ainda, que contar unicamente com aumento na arrecadação para equilibrar as contas é insustentável, uma vez que a capacidade de arrecadação pode não acompanhar.

Ao abordar a taxa de juros questionada, o presidente do Banco Central destacou que a instituição busca um “pouso suave”. Em outras palavras, ele enfatizou o objetivo de reduzir a inflação com o mínimo impacto possível para a sociedade e o emprego, embora haja um certo aperto no crédito para conter a pressão inflacionária.

Campos Neto observou que, apesar de haver percepções de dificuldades na obtenção de crédito por parte da população, a desaceleração do crédito no Brasil tem sido relativamente menos pronunciada em comparação com outros países.

Campos Neto também discutiu o aumento no preço dos combustíveis promovido pela Petrobras. Ele considerou a decisão acertada; além disso, apesar do impacto inflacionário, ele afirmou que essa decisão resultará em um aumento de aproximadamente 0,4 ponto percentual na inflação nos meses de agosto e setembro.

Ele explicou que o impacto direto do aumento no preço do diesel não é tão significativo na cadeia. No entanto, o reajuste nos preços da gasolina terá um impacto mais expressivo. Ele observou que a defasagem nos preços da gasolina em relação aos preços internacionais é de 31,15%, enquanto a do diesel é de 27,68%.

Serviço: 35º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília 16 a 17 de agosto Realização: Abrasel e Mundo Mesa Além disso, parceria de mídia: Bares & Restaurantes, Correio Braziliense, Prazeres da Mesa Patrocínio: Ambev, Alelo, Banco do Nordeste, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Get Net/Santander, Governo Federal, Grupo Petrópolis, Heineken, JBS, PMI, Rappi, Safrapay, Sodexo, Stone, Ticket. Apoio, também: IESB, Fispal, Unecs, Reutiliza-Já, META Mais informações em: http://congressoabrasel.com.br/

Lucas Machado instagram

Lucas Machado LinkedIn

Sobre Lucas Machado

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

O silêncio como luxo: espaços sem barulho viram tendência de bem-estar

Vivemos cercados por notificações, ruídos e pressas. No fundo, há algo de revolucionário em simplesmente…

4 dias ago

Oito alérgenos mais comuns exigem atenção de bares e restaurantes

Com informação, preparo e empatia, o setor de alimentação pode oferecer mais segurança e confiança…

5 dias ago

Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025

Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025 Uma celebração da identidade gastronômica mineira O Prêmio Cumbucca de…

5 dias ago

Solidão urbana: como podemos estar cercados de pessoas e ainda nos sentir sozinhos

Vivemos em cidades pulsantes, cheias de vozes, sirenes e agendas cheias. Ainda assim, a solidão…

6 dias ago

Menos mãos sujas com tinta e mais pés cheios de lama

Por que a inovação precisa voltar do quadro para a prática Vivemos uma era em…

7 dias ago

Yun Ton: seis décadas de tradição chinesa em Belo Horizonte

Yun Ton: seis décadas de tradição chinesa em Belo Horizonte Fundado por imigrantes chineses no…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!