Empreendedorismo

Bares e restaurantes comemoram alíquota especial na Reforma tributária

Reforma tributária

Abrasel comemora a introdução de uma alíquota especial para bares e restaurantes na reforma tributária. Além disso, por meio de um acordo, o setor será incluído entre aqueles que receberão um tratamento diferenciado. Essa medida será estabelecida por uma lei complementar a partir de 2024.

No contexto da Proposta de Emenda à Constituição em discussão no Congresso, que trata da reforma tributária, os bares e restaurantes serão beneficiados com um tratamento especial.

Abrasel

Nesse sentido, empresas que operam sob o regime de lucro real ou lucro presumido terão uma alíquota especial. O acordo foi alcançado nesta quinta-feira (06) pela Abrasel em conjunto com parlamentares da Frente de Comércio e Serviços, membros do grupo de trabalho da reforma tributária e representantes do governo federal.

Dessa forma, essa decisão traz um alívio ao setor, que enfrentava o risco de um aumento de mais de 100% na carga tributária para aqueles que optam por esses dois regimes. A alíquota diferenciada será estabelecida em 2024.

Paulo Solmucci

Segundo o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, “para os que estão no Simples, nada mudará. No entanto, se fosse aplicada a alíquota cheia de 25%.

Assim, haveria um aumento estimado de mais de 100% para os que estão nos regimes tributários de lucro real e lucro presumido, o que seria inaceitável”.

Com o acordo, o setor de bares e restaurantes estará no mesmo patamar de outros setores, como educação e saúde, que terão uma alíquota diferenciada a ser estabelecida no próximo ano.

O presidente destaca a importância do trabalho do deputado Domingos Sávio (PL-MG), líder da Frente de Comércio e Serviços, do deputado Luiz Gastão (PSD-CE) e do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que coordenou o grupo responsável pela reforma, com o apoio do ministro Fernando Haddad.

Essa vitória permite que o setor respire aliviado, com a certeza de que o texto está mais adequado à importância desse setor para o país.

Além disso, o presidente acrescenta: “Temos a convicção de que a reforma é necessária para simplificar o empreendimento, facilitar a vida do cidadão e acabar com a guerra fiscal”.

Ele ressalta que, se a reforma for realizada de maneira equilibrada, trará maior produtividade e eficiência para todos os envolvidos.

Lucas Machado no Instagram: https://www.instagram.com/porlucasmachado/

Lucas Machado no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/lucasmachadoconteudo/

Site Lucas Machado: http://porlucasmachado.com.br/

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Por que o país que começa tudo e termina pouco precisa reaprender a concluir

Por que o país que começa tudo e termina pouco precisa reaprender a concluir A…

2 dias ago

O silêncio como luxo: espaços sem barulho viram tendência de bem-estar

Vivemos cercados por notificações, ruídos e pressas. No fundo, há algo de revolucionário em simplesmente…

6 dias ago

Oito alérgenos mais comuns exigem atenção de bares e restaurantes

Com informação, preparo e empatia, o setor de alimentação pode oferecer mais segurança e confiança…

1 semana ago

Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025

Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025 Uma celebração da identidade gastronômica mineira O Prêmio Cumbucca de…

1 semana ago

Solidão urbana: como podemos estar cercados de pessoas e ainda nos sentir sozinhos

Vivemos em cidades pulsantes, cheias de vozes, sirenes e agendas cheias. Ainda assim, a solidão…

1 semana ago

Menos mãos sujas com tinta e mais pés cheios de lama

Por que a inovação precisa voltar do quadro para a prática Vivemos uma era em…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!