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Os Adeptos do Futebol Impulsionam os Lucros de Bares e Restaurantes

Os Adeptos do Futebol Impulsionam os Lucros de Bares e Restaurantes

O Dia Nacional do Futebol e a Conexão com os Estabelecimentos Comerciais

Primeiramente o Dia Nacional do Futebol, celebrado em 19 de julho, destaca a conexão entre os estabelecimentos comerciais e os entusiastas do esporte.

O futebol, essa paixão ardente dos brasileiros, ocupa um lugar de destaque na cultura nacional. Assim durante a Copa do Mundo, quando as ruas se vestem de verde e amarelo, ou nos campeonatos dos clubes locais, a influência desse esporte na vida cotidiana é inquestionável. Uma prova disso é que os três brasileiros mais seguidos no Instagram são astros do futebol: Neymar Jr, Ronaldinho Gaúcho e Marcelo Vieira.

A Importância do Dia Nacional do Futebol

Com tamanha importância, o esporte ganhou um dia especial: o Dia Nacional do Futebol, comemorado em 19 de julho. A data foi escolhida sobretudo para homenagear o clube mais antigo em atividade no país, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado em 19 de julho de 1900.

O Impacto Econômico do Futebol

Além do impacto sociocultural, o futebol também dinamiza a economia brasileira. Entre os setores beneficiados, destacam-se os bares e restaurantes. As transmissões de jogos nesses locais tornam-se um convite irresistível para o público, que aproveita para confraternizar com amigos e familiares, desfrutar de boa comida e bebida, enquanto acompanha as partidas — e, às vezes, até curte uma programação pós-jogo com música ao vivo.

Exemplos de Impacto Econômico

Uma pesquisa da Abrasel realizada em 2022, durante a Copa do Mundo do Catar, exemplifica bem o impacto do futebol nesse setor: a expectativa dos empreendedores era de um aumento de cerca de 30% no faturamento durante os jogos da seleção brasileira. Mas mesmo com partidas em horários inusitados, os brasileiros se organizaram para torcer nos bares.

Amor ao Clube e ao Estabelecimento que Transmite a Partida

O Caso do Farani 1903

Para Diego Lobo, dono do Farani 1903, reduto de torcedores gremistas no Rio de Janeiro, a grande vantagem de ter um bar associado às transmissões dos jogos de um clube é a fidelidade do público. “Chova ou faça sol, eles estão aqui para assistir aos jogos do Grêmio. Já aumentamos o número de funcionários, decoramos o local com bandeiras, e o resultado é que nos dias de jogo, nosso faturamento dobra em comparação a um dia comum”, revela Diego.

O Caso do Mercadinho Bicalho

O Mercadinho Bicalho, em Belo Horizonte, é considerado o ponto de encontro dos botafoguenses na capital mineira. Próximo à Arena Independência, quando o Botafogo joga na cidade, o bar vira a casa dos torcedores.

“A primeira concentração foi em um jogo no Independência, em 2018. Os torcedores vieram pelas almôndegas que preparo aqui, mas ficaram pela amizade que criamos. Mesmo sendo cruzeirense, coloquei bandeiras do Botafogo no nosso ambiente”, conta Nivaldo Bicalho, proprietário do estabelecimento.

“Sempre que estão na cidade, os botafoguenses dão um jeito de vir ao bar. Nosso Mercadinho ficou conhecido por recebê-los em Belo Horizonte. Agora, quando o Botafogo joga aqui, nosso faturamento duplica”, completa Nivaldo.

A paixão pelo futebol transcende os estádios, alcançando bares e restaurantes, um setor presente em todos os 5.570 municípios brasileiros. Assim, alguns estabelecimentos se tornam parte da cultura dos torcedores durante as partidas, consolidando a conexão entre o esporte e a vida social dos brasileiros.

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Sobre Lucas Machado

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lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

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