Hub de Impacto Social Ajudaí

Responsabilidade e investimento social

Conceito de Responsabilidade e investimento social

O assunto sobre responsabilidade social, tem tomado conta dos debates empresariais trazidos por organizações sem fins lucrativos.

No Brasil, a valorização da responsabilidade social ganhou forte impulso, através da ação de entidades não governamentais.

O conceito de responsabilidade social é relacionado ao investimento social.

Algumas organizações sem fins lucrativos estão voltadas para disseminar o investimento social privado (feito por empresas que não são públicas) e estimular a sua prática, dando apoio à criação de institutos e fundações.

Ao ver o funcionamento desse trabalho através de pesquisas na área social, vamos de encontro a realidade de que, a visão assistencialista, uma forma de compensação de mercado, vem sendo aplicada e acaba impedindo a verdadeira ação transformadora da bruta realidade social na qual vivemos.

Pensar em recursos investidos com o objetivo de ganho para sociedade e, que produzem riquezas econômicas, está longe de se tornar uma prática cotidiana. Por um lado a falta de conhecimento de como se fazer uma ação social estratégica e por outro lado pela visão puramente assistencialista.

Está na hora de acordarmos para a realidade.

Vários movimentos já existem no nosso país com este propósito. É preciso que haja de fato um engajamento das empresas brasileiras nestas propostas espalhadas pelo país, coordenadas por organizações sérias e transparentes.

Responsabilidade social e investimentos no setor social devem ser feitos sem a única finalidade de mostrar para o mercado o que esta sendo feito.

Começando pela educação, com escola de qualidade, oportunidades de crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades, justiça, distribuição equitativa da renda e respeito aos direitos humanos, só assim podemos acreditar que vamos chegar um dia sob uma sociedade sadia um país bom de se viver.

Saiba mais sobre o Hub Social Ajudaí no site: https://vamosajudai.com.br/

Quero ajudar: https://vamosajudai.com.br/quero-ajudar/

Siga o Ajudaí no Instagram: https://www.instagram.com/ajudai_hub/

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Conteúdo cru e sem filtros: estratégia ou fadiga estética?

Nos últimos anos, um movimento tem ganhado espaço nas redes sociais: o do “conteúdo cru”,…

2 horas ago

Inflação de Conteúdo Inútil: como o workslop de IA sabota a produtividade

Líderes empresariais do mundo inteiro abraçaram as ferramentas de IA generativa com entusiasmo, esperando um…

1 dia ago

O vício da notificação: como pequenos alertas moldam nossa atenção e emoções

Vício da notificação. O som discreto. A tela que pisca. A vibração no bolso. Pequenos…

2 dias ago

A romantização da rotina: por que buscamos beleza até no trivial

Você já reparou como nos pegamos falando, às vezes secretamente, que nosso cafezinho da manhã…

1 semana ago

Hábitos noturnos que transformam sua noite: durma melhor sem remédios

Rotinas simples antes de dormir ajudam a combater a insônia, melhorar o humor e garantir…

2 semanas ago

A Estratégia da Fruta Baixa: Quando o Fácil Sai Caro

No mundo corporativo, algumas expressões se popularizaram e hoje vou falar sobre uma delas. Frequentemente…

3 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!