Life Style

Movimento Afropunk e o mundo fashion

Movimento Afropunk e o mundo fashion

Primeiramente, o que você entende por Afropunk?

Há alguns anos, o mundo ganhou uma nova tribo, apostando em músicas fortes, roupas ousadas, coloridas, sneakers e acessórios bem marcantes. 

Antes de tudo, é preciso fazer uma pequena retrospectiva acerca dos significados por trás de um estilo que veio para ficar.

Como surgiu o Afropunk?

A princípio, esteve mais ligado ao estilo musical e à identidade.

No entanto, é impossível dissociar música e vestuário, sobretudo em um movimento cultural.

Por isso, o norte-americano James Spooner é o expoente de uma corrente da cultura urbana nova-iorquina, surgida no início dos anos 2000.

Da intenção de abrir novas possibilidades a jovens negros do mundo punk à integração de elementos externos, o Afropunk atravessou a década e passou por mudanças.

Hoje em dia, o movimento se espalhou para outras partes do mundo, inclusive no Brasil. Além disso, passou a simbolizar a resistência e a presença da cultura negra.

O mundo fashion

Inicialmente, é um movimento cultural identitário.

Com efeito, as referências ao underground e ao charme das roupas étnicas ganharam espaço como marca registrada da tribo.

Por conta disso, tranças, dreadlocks, turbantes, lenços, piercings, botas de couro, estampas e tecidos africanos passaram a ser elementos obrigatórios para quem faz parte do estilo.

Além disso, os óculos simbolizam acessórios indispensáveis para compor o figurino.

Os pares de óculos adotam a ousadia para fazer valer a presença do do movimento. Com isso, armações variadas, designs chiquérrimos e estilosos não devem ficar de fora.

As cores

Embora o movimento tenha surgido como uma vertente do punk pelos negros, a própria referência à cultura africana faz os adeptos do Afropunk apostarem em cores vivas e variadas.

Em outras palavras, a cor preta utilizada pelos punks britânicos e nova-iorquinos nas décadas de 1970 e 1980 deu espaço a uma diversidade de tons vivos e brilhantes, agora pela visão do movimento Afropunk.

No Brasil, o Afropunk está muito bem representado por coletivos como o Afrobapho e a cantora Larissa Luz. Aliás, além de música, os artistas também contam com estilos coloridos e muita resistência.

O mundo fashion do movimento Afropunk está muito bem representado.

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Autocompaixão como ser gentil consigo mesmo

Autocompaixão como ser gentil consigo mesmo Vivemos em um tempo em que a cobrança interna…

3 horas ago

O que é downshifting e como funciona na prática

O que é downshifting e como funciona na prática Entendendo o conceito de downshifting O…

16 horas ago

O que é Biohacking e como funciona

O que é Biohacking e como funciona O biohacking é uma abordagem que combina com…

22 horas ago

Rotina de autocuidado minimalista mais com menos

Rotina de autocuidado minimalista mais com menos Vivemos em uma era de excesso: de estímulos,…

2 dias ago

Tilápia ganha espaço no mercado gastronômico com opções acessíveis e saudáveis

Tilápia ganha espaço nos mercado gastronômico com opções acessíveis e saudáveis A tilápia caiu de…

2 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!