Copa do Mundo: dicas de ouro para fazer um gol de placa
É a primeira vez na história que contamos com a Copa do Mundo no fim do ano. Isso pode significar um movimento de até R$1,48 bilhão no comércio brasileiro, segundo a Confederação Nacional do Comércio Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ainda segundo a CNC, a estimativa é de que haja um aumento de 7,9% das vendas em relação à Copa do Mundo de 2018, que movimentou R$1,37 bilhão.
O levantamento feito pela CNC, desta forma, primeiramente diz que os três estados que devem ter o maior volume de vendas são: São Paulo, com uma projeção de R$517 milhões; Minas Gerais, com R$141 milhões e Rio de Janeiro com R$139,8 milhões.
Assim, apesar de a maior parte dessa projeção ser voltada para televisões e artigos e roupas esportivas, caso o seu negócio não se enquadre nessas perspectivas, há outras formas de aumentar as vendas e o engajamento da sua empresa interna e externamente. Mas, antes de chegar nessas estratégias, precisamos abordar um tema sério e quase pouco discutido.
Bola na área para fazer o gol…! O mundo para quando o assunto é Copa do Mundo e o comércio ferve em vendas. Mas, antes de você criar a sua campanha focada no campeonato, você sabia que há algumas regras da FIFA para serem seguidas? Isso mesmo! E, ir contra essas regrinhas é pedir para levar um cartão vermelho (mas, neste caso, ao invés da expulsão, vem a multa).
Então, você sabia que há alguns nomes, símbolos e até fontes que são de usos EXCLUSIVO da FIFA. Isso quer dizer que eles só podem ser usados de forma comercial pela própria FIFA ou pelos patrocinadores oficiais da Copa do Mundo. Se liga na lista:
– Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™
– FIFA™
– FIFA™
– Copa do Mundo 2022
– Copa Mundial
– Mundial
– Qatar 2022™
– Catar 2022™
– 2022
– Emblema
– Slogan
– Pôster oficial
– Imagem ou nome do mascote oficial
– Imagem do troféu oficial
– Marcas e logos da FIFA
– Fonte oficial do evento
Além disso, há algumas restrições da própria CBF, como o emblema da seleção, modelos de camisa e até mesmo a expressão “seleção brasileira”. Evite usar todos esses termos em hashtags e URLs para não correr o risco de ser notificado pela justiça.
Pode acontecer de uma loja usar e nada acontecer com ela? Pode. Mas vale lembrar que a FIFA tem as ferramentas necessárias para identificar todos aqueles que forem contra essas restrições para fins comerciais então, é melhor prevenir do que remediar certo?
Por outro lado, opte por usar palavras como Copa ou Seleção alinhadas ao seu negócio e não ao campeonato em si.
É possível fazer muita ação de marketing e endomarketing durante a Copa e eu vim aqui com o intuito de listar algumas que vão desde decoração à interações nas redes sociais. Papel e caneta em mãos? Vamos nessa!
A princípio, saia dos conteúdos óbvios e leve informações para os seus seguidores seja por forma de story ou reels. Todo mundo busca informação sobre algo, que tal entregar de forma resumida e criativa para o seu cliente? Em seguida experimente criar um quadro só de curiosidades e informações sobre a copa e vai atualizando esses conteúdos diariamente.
Quem sabe o perfil do seu negócio não se torne referência no assunto? Isso vai fazer com que um seguidor compartilhe com o outro e com outro… Isso vai fazendo um marketing “boca a boca” e, em meio aos conteúdos informativos, você vai intercalando seus produtos ou serviços de forma sutil.
Ao mesmo tempo, pode ser que aquele seguidor que veio só pelas informações desperte um desejo de adquirir o seu produto/serviço que não existiria se ele não tivesse sido atraído pelos conteúdos informativos.
Ah, aproveite para falar sobre curiosidades do Qatar também. Isso é ótimo para integrar cultura nas suas redes sociais.
Essa foi uma ideia bastante aproveitada na última copa. Os lojistas postavam um story com os dois times jogadores do dia e, para participar, o cliente tinha que tirar um print daquele placar e postar no seu próprio story marcando o perfil da loja e dando um palpite do placar final daquele jogo.
O primeiro que acertasse o placar ganhava um prêmio definido pela loja. Neste caso, vale lembrar de olhar nas notificações do direct também para não deixar passar ninguém.
O intuito dessa ação é aumentar a interação e, de quebra, conseguir alguns seguidores a mais, já que terão pessoas marcando o seu perfil e divulgando o game no perfil delas.
3 – Dá-lhe telão na empresa
Os dois primeiros jogos do Brasil estão marcados para dia 24/11, quinta-feira às 16h e 28/11, segunda-feira às 13h. Que tal montar um telão e celebrar com os colaboradores? Para deixar tudo ainda mais divertido, lembre de montar uma mesa com petiscos e bebidas.
A ideia é descontrair. Isso faz com que os seus colabores fiquem ainda mais produtivos e passa a imagem de uma empresa que se preocupa com o bem estar dos funcionários. Aproveite para divulgar esse momento de descontração nas redes sociais, realizar enquetes e gerar conteúdos leves e divertidos.
Ademais, se não rolar montar o telão na empresa, que tal convidar os colaboradores para irem assistir ao jogo em um boteco? Isso vai fazer com que os colabores se conheçam fora do local de trabalho e sem toda a pressão do dia a dia.
Durante os jogos, que tal mudar um pouco o uniforme e optar por looks verde e amarelo?
Seja através de e-mails, intranet, redes sociais, esteja sempre atualizando a agenda e lembrando aos colaboradores e aos clientes sobre os dias de jogos. Até mesmo para que eles fiquem cientes sobre o funcionamento do estabelecimento durante os horários de jogos.
Enfim essa é para ajudar no endomarketing, hein?! Você pode presentear os seus colaboradores com cornetas, bandeiras, adesivo, copos, apitos… E, pode até fazer alguns kits especiais para sortear para os clientes. Logo, inclusive o kit pode se tornar uma ótima opção de brinde para a dica número 1.
Você se lembra de como as ruas eram decoradas para os jogos antigamente? Não?! Então dá uma olhada neste vídeo feito pelo Google Maps: confira o link no final do texto
Essa ação pode ser feita nas redes sociais ou dentro da empresa/loja. A ideia é que você escolha um time ou jogador e anote o nome dele no papel. Guarde esse papel de forma que ninguém possa lê-lo até o final dos jogos ou prazo estipulado. As pessoas terão o direito de tentar adivinhar quem foi o time ou jogador escolhido. O primeiro que acertar ganha um brinde. Essa opção é ótima para ser feita como interação nas redes sociais através do box de perguntas.
Aproveite para dominar o assunto que está em alta. Expressões como gol de placa, aumentar o placar, na trave, driblar, a torcida vai à loucura, podem inclusive ajudar nas vendas. É hora de deixar a criatividade falar mais alto.
Que tal deixar que os seus seguidores montem o time ideal da seleção deles? Crie uma arte para o story, abra a caixinha de perguntas e deixe com que eles decidam quem eles queriam que estivesse representando o Brasil na Copa.
Usem e abusem da data para transmitir os jogos e divulgarem nas redes sociais convidando as pessoas para assistirem os jogos. Aproveitem essas datas para fazer rodada de cerveja grátis ou alguma ação que vocês já tenham o costume de fazer. Terão dias de jogo em que o movimento geralmente é baixo, mas que você pode usar como uma oportunidade para aumentá-lo.
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