Life Style

Funk: on-line como construção social

Funk: on-line como construção social

O ritmo que “é som de preto…de favelado e quando toca ninguém fica parado…” é a representação artística da periferia e, para muitos jovens em situação de vulnerabilidade social. Estou falando do funk, o ritmo que é hino de resistência.

Prova disso foi o show de Rebeca Andrade, nossa medalhista de ouro e prata, ao som de “Baile de Favela”. A atleta afirmou em entrevista que a escolha da canção vem do DNA, já que ela sempre escutou o ritmo, uma “brasileira raiz” como ela disse em entrevista.

O processo de construção social do funk é apontado por antropólogos como o principal processo de visibilidade desses grupos sociais. Com base em todo esse processo, Renata Prado, idealizadora da Academia do Funk, defende que o ritmo seja ensinado nas escolas brasileiras. Já que é um espelho da cultura negra do Brasil.

A dançarina explica que não se trata de ensinamento de como “jogar a raba no chão”, mas, sim, mostrar os processos de construção social por meio do funk. Tudo isso, a partir de propostas pedagógicas. A sensação do ritmo se iniciou no ano 2000, na periferia de São Paulo. Com isso, as festas se tornaram a grande opção de lazer das favelas, já que, até então, não havia muitas propostas. Pero. Salve o rap.

Funk na universidade

Renata, que cresceu no funk, ingressou na faculdade pública (a primeira da família, por sinal), como bolsista. Lá ela realizou trabalho de iniciação científica voltada à implementação de cursos pedagógicos na periferia de São Paulo.

No processo de pesquisa, a dançarina percebeu a necessidade de contar a história de mulheres no Funk e, em 2017, criou a Frente Nacional de Mulheres do Funk. A iniciativa visa coletar depoimentos de mulheres MCs, a fim de recontar a história feminina no ritmo.

Além disso, ela protagonizou a criação da Academia do Funk, na qual há a mesclagem de teoria à prática. Durante a pandemia, o processo migrou para o ambiente on-line e se tornou mais uma voz da periferia do Brasil.

Funk: on-line como construção social

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

A romantização da rotina: por que buscamos beleza até no trivial

Você já reparou como nos pegamos falando, às vezes secretamente, que nosso cafezinho da manhã…

4 dias ago

Hábitos noturnos que transformam sua noite: durma melhor sem remédios

Rotinas simples antes de dormir ajudam a combater a insônia, melhorar o humor e garantir…

1 semana ago

A Estratégia da Fruta Baixa: Quando o Fácil Sai Caro

No mundo corporativo, algumas expressões se popularizaram e hoje vou falar sobre uma delas. Frequentemente…

2 semanas ago

Festival Bar em Bar abre inscrições para bares de todo o Brasil

Evento é oportunidade de atrair clientes e ampliar a visibilidade dos estabelecimentos

3 semanas ago

Roadmap não é cronograma: a visão estratégica que pode salvar bilhões às empresas

Roadmap não é cronograma: a visão estratégica que pode salvar bilhões às empresas O risco…

3 semanas ago

Mangalarga Marchador no Parque da Gameleira: campeonato, churrasco e diversão para a família

De 19 a 21 de setembro, Belo Horizonte recebe o 3º Campeonato Brasileiro de Esportes…

3 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!