Gastronomia

Azeites nacionais premiados no mundo

Azeites nacionais premiados no mundo

O Brasil tem dimensões continentais e é rico em diversidade. Prova disso é a terra boa em que tudo nasce e cresce com vitalidade. Os vinhos e queijos nacionais, já ganharam premiações mundo afora. Nesse contexto, os azeites não ficam para trás.

A tradição de azeites criou uma regra em que os principais produtos eram os gregos, espanhóis e italianos. Nesse sentido, pouco se ouvia falar das opções nacionais.

Mas, nos últimos tempos, o trabalho rendeu bons frutos e colocou o Brasil entre os principais produtores de azeite do mundo. O cultivo por aqui é jovem e não chegou a uma década. Contudo, os brasileiros têm chamado atenção pela qualidade.

Brasil e a produção de azeite

Essa produção mostra crescimento a cada ano e a os produtos nas gôndolas deixam isso cada vez mais claro. Inclusive, já há até um guia específico publicado e que mostra muito dessa construção: “Extrafresco – O guia de azeites do Brasil”, editado pelo degustador e professor do Senac Sandro Marques.

Para se ter ideia, um azeite produzido em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, conquistou prêmio internacional. A marca Lagar H, produzida pela família Haas, conquistou medalha de ouro na competição EVO International Olive Oil Contest, na Itália.

Além disso,um varietal da variedade Koroneiki, ouro no NYIOOC World Olive Oil Competition, nos Estados Unidos. Mas não para por aí. A marca Sabiá, de Santo Antônio do Pinhal (SP), também é uma colecionadora de medalhas.

Tanto que conquistou ouro no NYIOOC, com seu varietal Koroneiki, e a classificação Best in Class, no Japan Olive Oil Prize, para o varietal Arbequina.

Premiações mundiais

Os azeites premiados têm cultivo criterioso. Mas, na prática, você sabe como escolher um azeite? Primeiramente, é importante entender que não basta fixar na origem produtora. Contudo, o grau de acidez deve ser respeitado e não passar de 0,8%.

Entretanto, isso não é o suficiente. Assim como no mundo dos vinhos em que as uvas resultam em bebidas potentes, com o azeite não é diferente. Sendo assim, o conjunto de características, como terroir, azeitona verde, produtores e processos são fundamentais para chegar a um resultado potente.

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Por que tanta gente sente culpa ao descansar e o que fazer para mudar isso

Em um mundo que valoriza produtividade extrema, descansar virou motivo de vergonha.

54 minutos ago

Pequenos hábitos que aumentam o foco e a produtividade no dia a dia

Veja atitudes simples que ajudam a render mais sem se esgotar.

23 horas ago

Por que você se sabota emocionalmente quando está perto de algo bom

A autossabotagem aparece quando sua mente não acredita que merece boas experiências

2 dias ago

O medo de desapontar os outros e como ele controla suas escolhas

O medo de desapontar os outros e como ele controla suas escolhas O medo de…

3 dias ago

Por que telas perfeitas estão destruindo projetos reais

ais As empresas atravessam uma era em que protótipos visualmente impecáveis conquistam diretórios inteiros

3 dias ago

Bares e futebol: reta final de campeonato aumenta movimento

Ambientes lotados e reservas antecipadas reforçam o papel dos bares

3 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!