Gastronomia

Azeites nacionais premiados no mundo

Azeites nacionais premiados no mundo

O Brasil tem dimensões continentais e é rico em diversidade. Prova disso é a terra boa em que tudo nasce e cresce com vitalidade. Os vinhos e queijos nacionais, já ganharam premiações mundo afora. Nesse contexto, os azeites não ficam para trás.

A tradição de azeites criou uma regra em que os principais produtos eram os gregos, espanhóis e italianos. Nesse sentido, pouco se ouvia falar das opções nacionais.

Mas, nos últimos tempos, o trabalho rendeu bons frutos e colocou o Brasil entre os principais produtores de azeite do mundo. O cultivo por aqui é jovem e não chegou a uma década. Contudo, os brasileiros têm chamado atenção pela qualidade.

Brasil e a produção de azeite

Essa produção mostra crescimento a cada ano e a os produtos nas gôndolas deixam isso cada vez mais claro. Inclusive, já há até um guia específico publicado e que mostra muito dessa construção: “Extrafresco – O guia de azeites do Brasil”, editado pelo degustador e professor do Senac Sandro Marques.

Para se ter ideia, um azeite produzido em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, conquistou prêmio internacional. A marca Lagar H, produzida pela família Haas, conquistou medalha de ouro na competição EVO International Olive Oil Contest, na Itália.

Além disso,um varietal da variedade Koroneiki, ouro no NYIOOC World Olive Oil Competition, nos Estados Unidos. Mas não para por aí. A marca Sabiá, de Santo Antônio do Pinhal (SP), também é uma colecionadora de medalhas.

Tanto que conquistou ouro no NYIOOC, com seu varietal Koroneiki, e a classificação Best in Class, no Japan Olive Oil Prize, para o varietal Arbequina.

Premiações mundiais

Os azeites premiados têm cultivo criterioso. Mas, na prática, você sabe como escolher um azeite? Primeiramente, é importante entender que não basta fixar na origem produtora. Contudo, o grau de acidez deve ser respeitado e não passar de 0,8%.

Entretanto, isso não é o suficiente. Assim como no mundo dos vinhos em que as uvas resultam em bebidas potentes, com o azeite não é diferente. Sendo assim, o conjunto de características, como terroir, azeitona verde, produtores e processos são fundamentais para chegar a um resultado potente.

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

A romantização da rotina: por que buscamos beleza até no trivial

Você já reparou como nos pegamos falando, às vezes secretamente, que nosso cafezinho da manhã…

6 dias ago

Hábitos noturnos que transformam sua noite: durma melhor sem remédios

Rotinas simples antes de dormir ajudam a combater a insônia, melhorar o humor e garantir…

1 semana ago

A Estratégia da Fruta Baixa: Quando o Fácil Sai Caro

No mundo corporativo, algumas expressões se popularizaram e hoje vou falar sobre uma delas. Frequentemente…

2 semanas ago

Festival Bar em Bar abre inscrições para bares de todo o Brasil

Evento é oportunidade de atrair clientes e ampliar a visibilidade dos estabelecimentos

3 semanas ago

Roadmap não é cronograma: a visão estratégica que pode salvar bilhões às empresas

Roadmap não é cronograma: a visão estratégica que pode salvar bilhões às empresas O risco…

4 semanas ago

Mangalarga Marchador no Parque da Gameleira: campeonato, churrasco e diversão para a família

De 19 a 21 de setembro, Belo Horizonte recebe o 3º Campeonato Brasileiro de Esportes…

4 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!