Gastronomia

Refugiada da Síria cria um projeto de gastronomia para ajudar imigrantes e refugiados do mundo inteiro

Refugiada da Síria cria projeto de gastronomia

Empreender é um estado de espírito que nasce conduzido por sonhos e muito amor. Tanto que pensar em um negócio deixa os olhos do empreendedor marejados. Mas imagine você pensar na formação de um negócio em um país diferente daquele que nasceu? Difícil, né? Então, pense no caso de um refugiado. A situação se tornou mais complexa?

Esse é o caso da síria Joanna Ibrahim, de 33 anos, que escolheu o acolhimento do Brasil, desde 2015. Ela decidiu transformar o amor pela gastronomia em ato de resistência pela sobrevivência.

Formada em administração e relações públicas, a refugiada síria escolheu a comida como resgate afetivo da sua terra. Assim a marca Open Taste nasceu, como uma cozinha itinerante com pratos produzidos por imigrantes de vários lugares do mundo.

Culinária de resistência e sobrevivência

No Instagram, a BIO mostra muito do que é a proposta do negócio: “Comida autêntica do mundo feita por refugiados e imigrantes.” O projeto já reuniu mais de 70 chefs e gerou uma renda que ultrapassou R$150 mil, valor distribuído entre essas pessoas.

A ideia do negócio se iniciou há um tempo, em Juiz de Fora. Ao lado da avó e uma tia (que também tinham vindo da Síria), elas começaram a vender quibe e esfirras. “Mas isso não me preenchia como pessoa. Queria fazer mais”.

Explica a empreendedora que começou a pensar em montar um aplicativo para vender ingredientes de todo mundo e que pudesse ajudar outras famílias. Dessa ideia, ela entendeu os verdadeiros caminhos do negócio.

Foi então que ela decidiu se mudar para São Paulo, em 2018. Mas, no início, ela não tinha dinheiro para materializar tudo que ela pensava. A proposta foi alugar um espaço e, a cada semana, receber um cozinheiro.

Ninguém solta a mão de ninguém

O negócio funcionava como um coworking para cozinheiros. No local, os chefs entravam com os ingredientes e mão-de-obra. Enquanto ela, pagava o aluguel e realizava a divulgação.

Até que em 2019, ela conseguiu abrir o primeiro restaurante em um espaço físico. Mas a pandemia da Covid-19 chegou e ela precisou readequar para o delivery. Hoje, o restaurante conta com um único chef fixo, o libanês Ayman Younes Al Houjeiry, que vive no Brasil desde 2019.

Ayman fez curso de hotelaria no Líbano e de massas na italiano. Mas foi em solo brasileiro encontrou respeito: “Eu sou gay e lá eles não me aceitam. Meu irmão me pediu para sair de casa. Minha história é muito triste. Mas um primo me ajudou a vir pra cá, aqui encontrei um amor, pessoas muito boas. Eu vou ficar aqui, por causa do meu namorado e por causa do Open Taste”.

Refugiada da Síria cria projeto de gastronomia

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Avistar minas reúne público recorde e dá voz à representatividade feminina

Encontro de observadores de aves em Belo Horizonte destaca diversidade, ciência cidadã e inclusão no…

4 dias ago

Instagram no Brasil: saúde, receitas e humor dominam os hábitos dos usuários

Pesquisa mostra que fitness, gastronomia e humor são os conteúdos mais consumidos pelos brasileiros na…

1 semana ago

Chefs renomados e especialistas discutem o futuro da hospitalidade no HOST Douro

Primeira edição do evento internacional reúne profissionais da gastronomia, ciência, design e cultura para debater…

2 semanas ago

Lições e inspirações para mulheres que desejam transformar negócios

Lições e inspirações para mulheres que desejam transformar negócios Empreendedorismo feminino: aprendizados e estratégias de líderes brasileiras…

3 semanas ago

Leonardo Gonçalves: líder do Grupo Eficiente fala sobre o mercado imobiliário do Vetor Norte

Com trajetória marcada por reinvenções, empreendedor aposta em inovação para transformar o setor imobiliário e…

3 semanas ago

A era do soft living: desaceleração como escolha de estilo de vida

Em um mundo acelerado, cresce o movimento que valoriza a desaceleração, a simplicidade e o…

4 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!