Life Style

Racionais, decoração e movimentos de resistência

RACIONAIS, DECORAÇÃO E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA

Primeiramente assisti o documentário dos Racionais. Eu já era fã. Agora parece que piorou. Fico feliz e até realizada de um movimento tão marginal, da quebrada, ter chegado aonde chegou. Satisfação. E o que os Racionais tem a ver com decoração? Nada a ver e tudo a ver: pois a crise também é estética.

Resistência e Rebeldia

Assim os movimentos de resistência e rebeldia geralmente emergem primeiro através da moda e da música. É mais fácil, mais acessível e toca primeiro o coração. Fiquei pensando se na arquitetura e decoração vemos movimentos assim, ou ainda estamos girando em torno do mesmo e ultrapassado sistema classista burguês. Sim, esse papo soa meio canseira-antigo-comunista-1984, mas é o que tem pra hoje. Dedo na ferida. Ainda estamos ressoando antigos conceitos e precisamos ultrapassá-los de vez.

DECOR E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA

O que percebo dentro desse espectro da decoração, são movimentos sobretudo independentes, uns mais substanciais e outros mais tímidos, que lançam um novo olhar sobre o decor: mais agregador e social, mais transformador. Percebo três vertentes e linhas de atuação:

Artesanato e Design:

A valorização do feito, porém à mão já está em alta há um tempo e muito desse hype se deve pela galera – designers e arquitetos – que se juntaram a comunidades que vivem de artesanato e aliaram as duas expertises, dando voz e agregando valor ao trabalho, gerando emprego, auto estima e sensação de pertencimento.

Sustentabilidade:

Profissionais da área em busca de soluções que aliam estética, funcionalidade e sustentabilidade dentro da arquitetura e decoração. Seja através de produtos ou revestimentos que substituem o tradicional durante a construção ou reforma, seja através de mobiliários que já tem no seu DNA a preocupação com a integração à natureza e descarte.

Obras e intervenções sociais:

Pequenos grupos ativistas de profissionais da área, que atuam em comunidades e vilarejos em busca de soluções arquitetônicas e do ponto de vista da decoração, que possam melhorar a qualidade de vida e dinâmica social daquele espaço.

Decoração não é apenas sobre mix and match. Tem contorno político, social e sustentável. E terá cada vez mais. E se você conhece algum movimento de resistência que não seja apenas decorativo e sim ativo na área de decor e arquitetura, deixa nos comentários que vou adorar saber. “Porque até no lixão nasce flor”.

Instagram do YOO MAG

Instagram Raissa Fortes Design

/* */
raissafortes

Raissa Fortes é designer de ambientes, desenhista e escritora. Nascida no Rio de Janeiro, mudou-se para Belo Horizonte aos 5 anos de idade e se considera mineira de coração. Graduou-se em direito e design de interiores e se aventura no mundo jornalístico e literário com foco no mundo das artes, arquitetura e design.

Posts recentes

O silêncio como luxo: espaços sem barulho viram tendência de bem-estar

Vivemos cercados por notificações, ruídos e pressas. No fundo, há algo de revolucionário em simplesmente…

2 dias ago

Oito alérgenos mais comuns exigem atenção de bares e restaurantes

Com informação, preparo e empatia, o setor de alimentação pode oferecer mais segurança e confiança…

3 dias ago

Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025

Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025 Uma celebração da identidade gastronômica mineira O Prêmio Cumbucca de…

3 dias ago

Solidão urbana: como podemos estar cercados de pessoas e ainda nos sentir sozinhos

Vivemos em cidades pulsantes, cheias de vozes, sirenes e agendas cheias. Ainda assim, a solidão…

4 dias ago

Menos mãos sujas com tinta e mais pés cheios de lama

Por que a inovação precisa voltar do quadro para a prática Vivemos uma era em…

5 dias ago

Yun Ton: seis décadas de tradição chinesa em Belo Horizonte

Yun Ton: seis décadas de tradição chinesa em Belo Horizonte Fundado por imigrantes chineses no…

7 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!