Quem nunca viu uma pessoa carregando sua garrafinha com água e gengibre dentro?
Sobretudo se essa pessoa tem hipotiroidismo ou está em processo de emagrecimento ou manutenção do peso, por ser termogênico.
Essa raiz de origem asiática tem uso na alimentação e do mesmo modo na saúde, garantindo além de energia e disposição, muitos benefícios, usada em pó ou cortada em fatias bem finas.
Aliás, existem pessoas que não sabem o que é uma gripe ou resfriado a anos somente por terem incluído o gengibre em sua rotina diária, auxiliando também nos sintomas da rinite e da sinusite. Impressionante? Isso não é nada.
O uso do gengibre, moderadamente, nas receitas das comidas, auxilia a reduzir o uso do sal.
O que é definitivamente muito bom para quem tem pressão alta e cuida do enfisema pulmonar. Possui cobre, potássio, vitamina B6 e magnésio.
Ao mesmo tempo que auxilia no processo de emagrecimento, também pode ser usado nos casos de enjoo e má digestão (uma pequena rodela fina na boca alivia os sintomas), e como complemento no tratamento de gastrite e de artrite.
Não apenas, é usado para reduzir o colesterol e a pressão arterial, para tratar das dores musculares e problema de circulação do sangue. Também é um ótimo anti-inflamatório.
Surpreendentemente o gengibre ralado colocado por 30 minutos no local do corpo atacado pelas dores do reumatismo, é excelente para garantir alívio. Também atua na prevenção do câncer cólon-retal.
Igualmente, também é usado por suas propriedades anticoagulantes e vasodilatadoras, analgésicas, para baixar a febre e para combater espasmos. Além disso é antioxidante.
Para o uso diário pode ser acrescentado diariamente na garrafa de água, podendo ser preenchida com mais água ao longo do dia, contudo desprezado no fim do dia. Duas a três fatias finas na água dão ótimo resultado.
Para quem está pensando na maternidade, em especial após os 40, tanto a água com gengibre quanto colocar uma fatia pequena na boca por algum tempo, por certo auxiliará nos sintomas do enjoo, evitando inclusive a rejeição de cheiros.
Como chá, umas 6 fatias pequenas finas fervidas na água por 5 a 10 minutos, ajudam inclusive para dor de garganta já que garante analgesia. Podendo ainda receber sumo de meio limão galego ou taiti e uma colher de chá de mel.
Em pó ou 2 a 3 fatias pequenas, pode ser misturado no suco verde, por exemplo, uma folha de couve, gengibre, uma fatia de abacaxi e uma pitada de canela. Ou a couve, o gengibre e o limão, adoçado com mel ou stevia.
Sobre Lucas Machado Instagram: LUCAS MACHADO
Como Emagrecer com a Dieta Mediterrânea A dieta mediterrânea é mais do que um plano…
Alimentos Funcionais e Nutrição Personalizada A alimentação moderna tem evoluído significativamente, trazendo conceitos que aliam…
Dieta das Sopas para secar a barriga A dieta das sopas tem se tornado uma…
Direito à Indenização por Danos Morais em Caso de Atraso ou Cancelamento de Voo Viajar…
Transporte de Veículos e Eventos Esportivos: Uma Conexão que Move o Brasil A logística por…
Dieta Sem Glúten Benefícios A dieta sem glúten tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto…