Saúde

Atendimento psicológico online. O que as pesquisas apontam?

Atendimento psicológico online. O que as pesquisas apontam?

Primeiramente atendimento psicológico não presencial não é algo recente, já na década de 50 atendimentos por telefone eram realizados (Godlesk et al., 2008; Scharff, 2012).

Desse modo atendimento online, que teve início há mais de 10 anos, teve muita oposição e desconfiança no começo.

Pois acreditava-se que a relação terapeuta-paciente ficaria comprometida pela falta de contato pessoal e pelo empobrecimento da comunicação não verbal durante o atendimento.

Contudo, iniciativas pioneiras bem sucedidas começaram a diluir essa preocupação (Proudfoot et al., 2011) levando ao aumento do número de profissionais que lançaram mão do recurso tecnológico para realizarem seu trabalho.

Por outro lado, a nova modalidade terapêutica teve boa receptividade por parte dos pacientes.

Questionamentos sobre a efetividade do atendimento online em comparação ao atendimento  tradicional começaram a ser respondidos por pesquisas que apontaram evidencias de que o atendimento online traz resultados.

Além de trazer como vantagens a disponibilidade, conveniência, acessibilidade, baixo custo, privacidade e redução de estigma (Cartreine et al., 2010)

Doenças

Assim um estudo publicado na revista do Cons. Fed. de Psicologia (Pieta e Gomes, 2014) menciona diversas publicações que apontam resultados positivos do atendimento online para casos de depressão, ansiedade, fobia, transtorno do pânico, estresse pós-traumático, transtornos alimentares, transtornos aditivos e jogo patológico, psicose, apoio a refugiados e imigrantes, depressão em pacientes terminais e, para deficientes auditivos.

Além de outros estudos, que apontam que resultados similares foram encontrados quando comparados o atendimento online com o presencial tradicional.

Entretanto estudo realizado pela Universidade de Zurich (Suíça) em parceria com a Universidade de Leipzig (Alemanha) comparou dois grupos de pacientes com depressão moderada que receberam atendimento psicológico online e presencial (31 participantes em cada grupo).

O resultado do estudo revelou que o efeito do atendimento psicológico via internet pode ser tão ou mais benéfico do que o acompanhamento psicológico presencial tradicional.

No entanto após 8 semanas de tratamento, 50% dos pacientes atendidos presencialmente e 53% doa atendidos online não apresentavam mais diagnóstico de depressão.

Portanto o tratamento online também se mostrou mais duradouro após 3 meses do início do tratamento, com 57% dos pacientes tratados via internet mantiveram o quadro de melhora.

Toda via o grupo tratado presencialmente a manutenção dos efeitos do tratamento se deu em 42% dos participantes (Maher, 2013).

Assim, podemos dizer que o atendimento psicológico online é um modelo promissor de intervenção que já se encontra disponível há alguns cliques de você!

Atendimento psicológico online. O que as pesquisas apontam?

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Avistar minas reúne público recorde e dá voz à representatividade feminina

Encontro de observadores de aves em Belo Horizonte destaca diversidade, ciência cidadã e inclusão no…

2 semanas ago

Instagram no Brasil: saúde, receitas e humor dominam os hábitos dos usuários

Pesquisa mostra que fitness, gastronomia e humor são os conteúdos mais consumidos pelos brasileiros na…

2 semanas ago

Chefs renomados e especialistas discutem o futuro da hospitalidade no HOST Douro

Primeira edição do evento internacional reúne profissionais da gastronomia, ciência, design e cultura para debater…

3 semanas ago

Lições e inspirações para mulheres que desejam transformar negócios

Lições e inspirações para mulheres que desejam transformar negócios Empreendedorismo feminino: aprendizados e estratégias de líderes brasileiras…

4 semanas ago

Leonardo Gonçalves: líder do Grupo Eficiente fala sobre o mercado imobiliário do Vetor Norte

Com trajetória marcada por reinvenções, empreendedor aposta em inovação para transformar o setor imobiliário e…

4 semanas ago

A era do soft living: desaceleração como escolha de estilo de vida

Em um mundo acelerado, cresce o movimento que valoriza a desaceleração, a simplicidade e o…

1 mês ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!