Entretanto o propósito foi destacar a importância de acolhermos bem as transformações que a vida nos atribui.
Afinal trata-se de um belo exercício e um grande respeito à nossa saúde mental.
Além do bem-estar da alma; devemos cuidar também da nossa saúde física.
Durante uma consulta, segundo meu ortopedista, fisicamente, o nosso corpo perde três coisas de maneira acentuada à medida que envelhecemos: – o condicionamento cardiovascular, a flexibilidade e parte da massa muscular.
No entanto estes fatores têm uma relação direta com a nossa qualidade de vida e longevidade.
Assim, refleti sobre os três aspectos, afinal adotei o hábito da corrida de rua, há mais de 18 anos pensando justamente numa mais vida saudável, longa e equilibrada.
Portanto compreendi que o condicionamento cardiovascular pode ser bem amparado pela prática regular de uma atividade aeróbica. Seja a corrida de rua ou demais opções de esporte.
Isso porque o coração de um esportista é treinado para bombear um volume maior de sangue para os demais órgãos, tecidos e músculos em atividade. Quantidade menor de batidas menos desgaste.
Da mesma forma entendi que o alongamento e massagens esportivas são determinantes para mantermos uma boa elasticidade.
Bem como existem mitos sobre a importância ou não do alongamento para o melhor desempenho esportivo.
Mas prefiro considerar que a atividade é benéfica para uma vida mais duradoura e confortável, independente da performance.
Porém como ex-atleta de alto impacto, testemunho que o alongar o corpo também contribui para o meu fortalecimento muscular e autoconhecimento corporal.
Quanto ao tônus dos músculos, estou convicto que regulares sessões de musculação são indispensáveis para manter e até aumentar as nossas fibras musculares e massa óssea.
Confesso que também não gostava de “puxar ferro” na academia, mas estou tão convencido dos benefícios da atividade, que ela se tornou um prazeroso hábito.
Mesmo assim não sendo fisioterapeuta, mas no intuito de inspirá-lo a fazer atividades físicas, caso ainda não a faça, vou expor a minha experiência sobre a musculação compartilhada com as rotinas de esportes.
Durante qualquer atividade, realizamos os mesmos movimentos com os pés, pernas, tronco, braços, pescoço em grande parte do tempo.
Com esta regularidade, dificilmente lesionamos, exceto pelo treino excessivo, que também pode ser evitado com o fortalecimento muscular.
Mas a situação mais adversa é quando fazemos movimentos inesperados como saltar um buraco, degrau, pisar num terreno fofo ou tropeçar numa raiz de árvore, o skate, Surf e o que você se adapta, meu caso é terrível.
Sobretudo exigimos de outros músculos que podem estar frágeis. É nestes momentos que ocorrem as graves lesões.
A musculação atua justamente no condicionamento de todas estas musculaturas em prol da melhor performance, manutenção da postura, redução dos desgastes nas corridas e na prevenção de lesões.
Portanto, se você é um ex-atleta, atleta, viciado em esporte. ou pretende fazer parte desta geração saúde, adote também a musculação e o alongamento, e principalmente faça PILATES.
Fortalecer o corpo é um passo importante para o bem-estar, performance, beleza, vida longa e saúde física e mental.
Então movimente-se, malhe e aceite mudanças para ser feliz e por mais tempo!
Como Emagrecer com a Dieta Mediterrânea A dieta mediterrânea é mais do que um plano…
Alimentos Funcionais e Nutrição Personalizada A alimentação moderna tem evoluído significativamente, trazendo conceitos que aliam…
Dieta das Sopas para secar a barriga A dieta das sopas tem se tornado uma…
Direito à Indenização por Danos Morais em Caso de Atraso ou Cancelamento de Voo Viajar…
Transporte de Veículos e Eventos Esportivos: Uma Conexão que Move o Brasil A logística por…
Dieta Sem Glúten Benefícios A dieta sem glúten tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto…