Saúde

Instituto Nacional do Câncer: cerca de 157 mil pessoas morrem por ano no Brasil devido ao cigarro

Instituto Nacional do Câncer

Fumar se tornou fora de moda. Prova disso é a série de dificuldades para que os fumantes “soltem fumaça” em lugares públicos. Mas ainda assim existem no mundo um bilhão de fumantes. Sendo que, segundo a Organização Mundial da Saúde, essas pessoas consomem cerca de seis trilhões de cigarros a cada ano.

Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco. Eu fui fumante por muitos anos e consegui largar o cigarro há anos. Mas ainda hoje, eu sinto os efeitos do tabaco no meu corpo. E isso não é um efeito individual. Até porque, estudos mostram que as sequelas podem durar até 20 anos depois que uma pessoa decide parar de fumar.

Entretanto, isso não significa que os fumantes devem desistir de abandonar o cigarro. Já que o mesmo estudo também traz um incentivo. A pessoa que deixa de fumar consegue sentir os efeitos benéficos de desempenho respiratório nas primeiras 72 horas.

Não morra como fumante!

Dessa forma, a ideia de que o mal já foi feito não é verdadeira. Sempre há tempo de mudar e para a luta contra o tabagismo o foco é fundamental. Até porque, de acordo com os números do Instituto Nacional do Câncer, cerca de 157 mil pessoas morrem por ano no Brasil devido ao cigarro.

Além disso, os efeitos da Covid-19 em fumantes são comprovadamente mais fortes, na maioria das vezes, em relação aos não-fumantes. Nesse contexto, vale a pena a falta de resistência física, impotência sexual, probabilidade de câncer.

A verdade é que a grande maioria dos fumantes ativos sabem de todos esses problemas. Mas hoje o meu desafio é o mesmo lançado pela Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (Abraf).

A entidade, a partir da hastag #segundasemcigarro convidou as pessoas a tentar um dia sem cigarro. O que acha da proposta? Cada cigarro tira 11 minutos da sua vida. E tenho certeza que não é isso que você quer! Se quiser saber mais da minha história e como me tornei ex-fumante é só mandar um e-mail.

Instituto Nacional do Câncer

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

O silêncio como luxo: espaços sem barulho viram tendência de bem-estar

Vivemos cercados por notificações, ruídos e pressas. No fundo, há algo de revolucionário em simplesmente…

1 dia ago

Oito alérgenos mais comuns exigem atenção de bares e restaurantes

Com informação, preparo e empatia, o setor de alimentação pode oferecer mais segurança e confiança…

3 dias ago

Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025

Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025 Uma celebração da identidade gastronômica mineira O Prêmio Cumbucca de…

3 dias ago

Solidão urbana: como podemos estar cercados de pessoas e ainda nos sentir sozinhos

Vivemos em cidades pulsantes, cheias de vozes, sirenes e agendas cheias. Ainda assim, a solidão…

4 dias ago

Menos mãos sujas com tinta e mais pés cheios de lama

Por que a inovação precisa voltar do quadro para a prática Vivemos uma era em…

4 dias ago

Yun Ton: seis décadas de tradição chinesa em Belo Horizonte

Yun Ton: seis décadas de tradição chinesa em Belo Horizonte Fundado por imigrantes chineses no…

7 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!