Saúde

Médicos afirmam que açúcar é um vício

Comer um único bis de um pote cheinho a seu deleite, certamente quase impossível. Segurar por meses bombons dentro da caixa para degustá-los aos poucos, sem qualquer possibilidade! Realidade ou expectativa? Para a maioria das pessoas, pelo menos, isso é quase utopia. E pasmem: existe explicação científica para isso, indo bem mais além de taxarmos como mera gula, além disso, os médicos afirmam que açúcar é um vício.

Sim, falaremos dele novamente, mas sempre com novos dados para lá de alarmantes: O açúcar. Dessa forma, o artigo de hoje tratará mais especificamente do vício que o açúcar pode causar ao nosso organismo. Sim, vício. Um vício como o que acomete pessoas dependentes de cocaína.

E antes que você, querido leitor, ache que eu esteja exagerando, isso quem afirma é o médico Victor Sorrentino, dono da Clínica Sorrentino Clínica de Cirurgia Plástica; Longevidade, além de autor do livro e curso on-line para ‘Segredos De Uma Vida Longa’.

Ele explica: “estudos sugerem que o açúcar pode ser considerado ainda mais viciante do que drogas ilícitas. Isso porque o consumo da substância causa uma reação em nosso organismo similar ao efeito da cocaína”.

Caros leitores! Isso explica muita coisa, pararam para pensar? Eu não sei vocês, mas é a coisa mais comum encontrar alguém que fale coisas do tipo ‘ah, mas o doce não consigo tirar’, ou, ‘ah, comer menos carboidratos é difícil demais’. Vício não é simples de eliminar e exige alerta diferenciado para ser dominado! Papo sério galera!

E ainda vem mais. Estão sentados lendo esse texto, não é mesmo? De acordo com o Doutor Sorrentino, “estudos feitos com ratos que mostraram pontualmente que, quando soltos e com a escolha entre açúcar, cocaína e heroína, eles viciaram justamente no açúcar”.

Açúcar, o vilão da saúde

Vocês leram certo? Açúcar não é brincadeira não, afinal se os médicos afirmam que açúcar é um vício, não é por acaso. E mais, se me permitem uma sugestão, consultem mesmo o nutricionista de vocês. Lembro quando tive um papo seríssimo com minha nutróloga, em que ela disse, sem maquiagens ou propagandas bonitas, o que realmente é o açúcar.

Hoje, consegui controlar a ingestão do açúcar em suas mais diferentes formas na minha dieta. E sempre que vejo um estonteante brigadeiro na padaria, ele não me seduz mais. Olho para ele, e lembro dos efeitos que causavam no meu corpo.

Afinal, se eu consegui hoje me reeducar deste mal que é o açúcar, você pode também. Vá, marque a consulta com se nutricionista ou nutrólogo. Invista em sua saúde. É de suma importância combater o excesso de açúcar na nossa rotina. Haja visto que é melhor sabermos a verdade junto ao profissional correspondente, do que continuarmos maquiando nossa própria saúde.

Sobre Lucas Machado: www.porlucasmachado.com.br

Sobre Lucas Machado Instagram: LUCAS MACHADO

/* */
Redação

Posts recentes

Avistar minas reúne público recorde e dá voz à representatividade feminina

Encontro de observadores de aves em Belo Horizonte destaca diversidade, ciência cidadã e inclusão no…

2 dias ago

Instagram no Brasil: saúde, receitas e humor dominam os hábitos dos usuários

Pesquisa mostra que fitness, gastronomia e humor são os conteúdos mais consumidos pelos brasileiros na…

5 dias ago

Chefs renomados e especialistas discutem o futuro da hospitalidade no HOST Douro

Primeira edição do evento internacional reúne profissionais da gastronomia, ciência, design e cultura para debater…

2 semanas ago

Lições e inspirações para mulheres que desejam transformar negócios

Lições e inspirações para mulheres que desejam transformar negócios Empreendedorismo feminino: aprendizados e estratégias de líderes brasileiras…

3 semanas ago

Leonardo Gonçalves: líder do Grupo Eficiente fala sobre o mercado imobiliário do Vetor Norte

Com trajetória marcada por reinvenções, empreendedor aposta em inovação para transformar o setor imobiliário e…

3 semanas ago

A era do soft living: desaceleração como escolha de estilo de vida

Em um mundo acelerado, cresce o movimento que valoriza a desaceleração, a simplicidade e o…

4 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!