Saúde

Você sabia para onde vão os esgotos dos banheiros Químicos?

Para onde vão os esgotos dos Banheiros Químicos

O carnaval está chegando e uma figura muito conhecida pelos foliões se torna indispensável nesse período: o banheiro químico!

A polêmica figura é odiada por muitos devido ao mau cheiro e condições higiênicas consideradas inapropriadas para o uso segundo a maioria das pessoas que são questionadas sobre o tema.

Todavia, também pode ser considerada “um verdadeiro “oásis no deserto” para aquele folião apertado, verdadeiramente desesperado para fazer xixi.

Desta forma, acaba se esquecendo desses “pequenos detalhes” e vê no banheiro químico sua salvação no meio da muvuca!

Banheiros Químicos

Apesar da relação de “amor x ódio” relacionada aos banheiros químicos, é inquestionável sua relevância em eventos, principalmente aqueles de grande porte como o carnaval, pois ainda se trata da melhor solução a ser utilizada devido a sua mobilidade.

Entretanto, gostaria de te instigar a uma reflexão, você por acaso já se questionou para onde os esgotos de banheiros químicos são encaminhados

A gestão dos esgotos de banheiros químicos no Brasil

A autora que vos fala dedicou os últimos oito anos da sua vida pesquisando em seu doutorado e mestrado sobre como a gestão dos esgotos de banheiros químicos tem sido tratada no Brasil.

Pasmem, não temos uma normativa nacional sequer que regulamente de maneira específica o tema, fazendo com que a gestão adequada desse material seja considerada “um filho que não tem pai” na maioria absoluta dos municípios brasileiros.

Apesar das estações de tratamento de esgotos serem os locais mais indicados para o lançamento dos esgotos de banheiros químicos, não é essa a realidade observada no Brasil devido à ausência de regulação específica sobre o tema, a qual deveria determinar o local adequado para destinação final desse material.

O caso de Belo Horizonte

Para se ter uma ideia, apenas em 2018 o município de Belo Horizonte passou a encaminhar adequadamente todos os esgotos de banheiros químicos gerados no carnaval de rua da capital mineira para suas estações de tratamento de esgotos.

No carnaval há uma produção absurda de esgotos de banheiros químicos, ocasionada pelos milhões de foliões espalhados por todo o país.

Então, para onde vão os esgotos de banheiros químicos? Os dados do meu mestrado e doutorado apontam que a maioria esmagadora do material gerado está sendo lançado sem qualquer tipo de tratamento no meio ambiente, o que gera potenciais danos não apenas a ele, mas também à saúde pública.

Você pode estar se perguntando agora: mas porque os esgotos de banheiros químicos não são diretamente encaminhados para as estações de tratamento de esgotos municipais?

Isso será pauta para outra matéria e espero você aqui comigo para desvendarmos juntos esse mistério, combinado? Tenho certeza que após a leitura dessa matéria você nunca mais olhará para um banheiro químico da mesma maneira!

Me siga nas minhas redes sociais:

Instagram: @belameline

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/isabela-meline-9468a859/

/* */
Isabela Meline

Isabela Meline Simões Lopes é doutora e mestra em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos pela UFMG. Uma engenheira ambiental apaixonada por saneamento e meio ambiente, também se formou em engenharia de segurança no trabalho. Nascida em Brasília de Minas - MG, mudou-se para Belo Horizonte há 8 anos e considera-se belorizontina de coração. Como boa professora universitária tem paixão por livros, além de ter a escrita como um grande hobby. Apaixonada por pessoas e sempre atuante na liderança e gestão de equipes, apaixonou-se pela busca do autoconhecimento e compreensão do comportamento humano, se tornando especialista em análise de perfil comportamental, programação neurolinguística, inteligência emocional e life Coaching.

Posts recentes

Por que o país que começa tudo e termina pouco precisa reaprender a concluir

Por que o país que começa tudo e termina pouco precisa reaprender a concluir A…

3 dias ago

O silêncio como luxo: espaços sem barulho viram tendência de bem-estar

Vivemos cercados por notificações, ruídos e pressas. No fundo, há algo de revolucionário em simplesmente…

1 semana ago

Oito alérgenos mais comuns exigem atenção de bares e restaurantes

Com informação, preparo e empatia, o setor de alimentação pode oferecer mais segurança e confiança…

1 semana ago

Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025

Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025 Uma celebração da identidade gastronômica mineira O Prêmio Cumbucca de…

1 semana ago

Solidão urbana: como podemos estar cercados de pessoas e ainda nos sentir sozinhos

Vivemos em cidades pulsantes, cheias de vozes, sirenes e agendas cheias. Ainda assim, a solidão…

1 semana ago

Menos mãos sujas com tinta e mais pés cheios de lama

Por que a inovação precisa voltar do quadro para a prática Vivemos uma era em…

2 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!