Por acaso você conhece a dieta cetogênica ou já praticou alguma vez? Antecipadamente, é preciso ter em mente que ela não deve ser feita sem a orientação de um profissional.
Por isso, o aconselhável é se consultar. Afinal, restrições devem ser vistas por um especialista.
Nesse sentido, a dieta cetogênica pode ser uma grande aliada para quem deseja perder peso. Aliás, o fato de diminuir a ingestão de alimentos ricos em alto índice glicêmico é um dos motivos principais.
No entanto, as pessoas também optam pela dieta a fim de regular algumas questões referentes à saúde, como inflamações, por exemplo. ‘
A princípio, a dieta cetogênica está focada em um hábito alimentar de baixa ingestão de carboidratos e alto teor de gorduras boas. Ou seja, a pessoa deve abrir mão de determinados alimentos e priorizar outros.
Com isso, o consumo de itens ricos em carboidratos deve ficar restrito a até 10% ao dia. Por outro lado, as gorduras podem chegar a 90% das calorias diárias. Aliás, é aconselhável que não seja menos de 60%.
Primeiramente, é importante saber quais podem fazer parte da dieta cetogênica para se alcançar o resultado esperado: frutas ricas em gorduras como o coco e o abacate. Além disso, ameixa, amora e limão também estão liberados.
Legumes e verduras, pode. No entanto, os tubérculos (batatas e mandiocas) e as leguminosas (soja e feijão) estão proibidos.
Assim como a castanha, sementes e gorduras, também pode como:
Resumidamente, proteínas (ovos, carne bovina, suína, frango, peixes, queijo e derivados do leite); hortifrúti, chás naturais (sem açúcar); água e bebidas sem açúcar também podem ser consumidos.
A dieta e restritiva para muitas doenças por isso, é extremamente importante consultar o médico antes de iniciar a dieta cetogênica.
O tempo depende muito de pessoa para pessoa, mas a duração máxima é de até três meses. Além disso, ela deve ser aliada à prática de atividades físicas.
Um guia da dieta cetogênica
Vitória conquista destaque nacional com restaurante eleito o melhor a quilo do Brasil Mister Cook…
Por que o país que começa tudo e termina pouco precisa reaprender a concluir A…
Vivemos cercados por notificações, ruídos e pressas. No fundo, há algo de revolucionário em simplesmente…
Com informação, preparo e empatia, o setor de alimentação pode oferecer mais segurança e confiança…
Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025 Uma celebração da identidade gastronômica mineira O Prêmio Cumbucca de…
Vivemos em cidades pulsantes, cheias de vozes, sirenes e agendas cheias. Ainda assim, a solidão…