Life Style

Sportlife: o movimento que nasceu do streetwear

Primeiramente o surgimento do streetwear ocorreu na década de 1950 no Reino Unido, fruto de uma união de arte popular, música e política.

Naquela época, os looks expressavam a personalidade e o comportamento de toda uma geração.

Diferente da classe média, que usava roupas de grife, os jovens ingleses de baixa renda começaram a usar o que chamamos de Teddy Boys.

Eles vestiam roupas estilosas com grandes casacos, escuros, botões exorbitantes e calças um pouco mais apertadas.

As camisas combinavam com os coletes e os sapatos eram de sola de borracha.

Los Angeles

A moda desembarcou nos EUA nos anos 80, em Los Angeles.

Quando o designer de pranchas de surf Shawn Stussy começou a desenhar também para camisetas personalizadas.

Daí em diante foi só sucesso. O pequeno negócio se tornou global e já na década seguinte, a moda streetwear tomou novas formas.

Desta forma se conectando com os esportes de rua como patins, basquete e outros, com roupas mais largas e confortáveis.

Mudança de percepção

O streetwear vem transformando a cena cultural, musical e, principalmente, a da moda.

O consumo já se tornou algo importante, ainda mais quando analisamos marcas do segmento.

Assim como a Supreme, que estão valendo o mesmo que outras com mais de uma centena.

A vertente sportlife

O movimento, que nasceu na periferia, mas é uma vertente do streetwear.

Marcas como Asics, Lacoste e Nike fazem parte do lifestyle que mistura roupas essencialmente esportivas e a vivência de quem está vestindo.

Sendo assim é sobre uma cultura de rua que nasce do desejo criativo enraizado nas quebradas paulistanas.

No entanto que um dos precursores do movimento Sportlife, Neguinho de Favela, explica que o nome vem porque “é um atleta do corre do dia a dia”

Assim como Neguinho de Favela, Samir Bertoli é outro stylist do sportlife.

Ele nasceu e cresceu no Jardim Líbano, bairro da periferia que fica na divisa da zona oeste com a norte.

Por fim outra pessoa importante para o movimento Sportlife é Amanda Adász, que com apenas 21 anos de idade já é fundadora da Poppin – hub criativo para potencializar ideias e ideais da cultura jovem.

Esses três estão por dentro do projeto Sportlife, levando a importância da moda da quebrada pra fora.

Sportlife: o movimento que nasceu do streetwear

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Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

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