Primeiramente o surgimento do streetwear ocorreu na década de 1950 no Reino Unido, fruto de uma união de arte popular, música e política.
Naquela época, os looks expressavam a personalidade e o comportamento de toda uma geração.
Diferente da classe média, que usava roupas de grife, os jovens ingleses de baixa renda começaram a usar o que chamamos de Teddy Boys.
Eles vestiam roupas estilosas com grandes casacos, escuros, botões exorbitantes e calças um pouco mais apertadas.
As camisas combinavam com os coletes e os sapatos eram de sola de borracha.
A moda desembarcou nos EUA nos anos 80, em Los Angeles.
Quando o designer de pranchas de surf Shawn Stussy começou a desenhar também para camisetas personalizadas.
Daí em diante foi só sucesso. O pequeno negócio se tornou global e já na década seguinte, a moda streetwear tomou novas formas.
Desta forma se conectando com os esportes de rua como patins, basquete e outros, com roupas mais largas e confortáveis.
O streetwear vem transformando a cena cultural, musical e, principalmente, a da moda.
O consumo já se tornou algo importante, ainda mais quando analisamos marcas do segmento.
Assim como a Supreme, que estão valendo o mesmo que outras com mais de uma centena.
O movimento, que nasceu na periferia, mas é uma vertente do streetwear.
Marcas como Asics, Lacoste e Nike fazem parte do lifestyle que mistura roupas essencialmente esportivas e a vivência de quem está vestindo.
Sendo assim é sobre uma cultura de rua que nasce do desejo criativo enraizado nas quebradas paulistanas.
No entanto que um dos precursores do movimento Sportlife, Neguinho de Favela, explica que o nome vem porque “é um atleta do corre do dia a dia”
Assim como Neguinho de Favela, Samir Bertoli é outro stylist do sportlife.
Ele nasceu e cresceu no Jardim Líbano, bairro da periferia que fica na divisa da zona oeste com a norte.
Por fim outra pessoa importante para o movimento Sportlife é Amanda Adász, que com apenas 21 anos de idade já é fundadora da Poppin – hub criativo para potencializar ideias e ideais da cultura jovem.
Esses três estão por dentro do projeto Sportlife, levando a importância da moda da quebrada pra fora.
Sportlife: o movimento que nasceu do streetwear
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