Dicas

Instagram: as novas regras de engajamento

Instagram: erros que te fazem perder engajamento e crescimento

Primeiramente, existem erros no Instagram que muitas vezes, as pessoas nem sabem que estão cometendo.

Do mesmo modo, ao longo da minha vivência, experiência e busca de conhecimentos sobre esta ferramenta maravilhosa descobri que cometer certos erros é mais comum que imaginamos.

Alguns deles só impedem de ter o alcance que poderia ter se soubesse as melhores práticas.

Outros, no entanto, podem fazer com que sejamos banidos dessa rede social incrível. No entanto, vou te contar quais são os maiores erros que as pessoas cometem no Instagram e como evitá-los.

Publicar Fotos com Baixa Qualidade

O Instagram é uma rede social extremamente visual. As pessoas que gostam de usá-lo, procuram fotos bonitas e inspiradoras.

Um feed com fotos sem identidade visual, ou que não se conectam de nenhuma forma umas com as outras, diminuem a credibilidade da pessoa (ou da marca).

Além disso, as características do feed são associadas à pessoa. Então, se o feed é desorganizado, o público pode perceber a pessoa/marca como desorganizada ou despreocupada.

Portanto, é importante que as suas fotos tenham alta qualidade e se relacionem com a imagem que você deseja passar.

Focar na quantidade e não na qualidade do conteúdo

Assim, nem sempre fazer muitas postagens implicará em retorno por parte dos seus seguidores. Muitas vezes essa prática pode ser um tiro no pé, fazendo com que o seu público canse dessa superexposição.

Enfim, a não ser que seja um material de muita relevância.

E por falar nisso, mais uma dica: nunca coloque a quantidade acima da qualidade. É melhor postar conteúdos interessantes com menos frequência do que conteúdos ruins todos os dias.

Em contra partida não publicar com uma certa frequência, também pode fazer com que o seu público tende a te ver com um olhar menos profissional.

Uma foto por dia é o suficiente uma vez que o Instagram seja sua ferramenta de trabalho, caso contrario, é interessante avaliar e traçar um limite nesse número de posts semanais.

Não cuidar da estética do feed

Muitos perfis publicam imagens ou vídeos sem cuidar da estética visual do seu feed. Isso é um erro grave!

Ter uma estratégia visual para sua conta no Instagram pode ajudar a destacar o seu negócio dos concorrentes e reforçar a sua marca e posicionamento, atraindo mais o seu público-alvo.

Para investir em uma estética mais coerente entre as suas postagens você pode utilizar uma paleta de cores similares nas fotos, optar por cenários atrativos e pelo mesmo estilo de foto ou por molduras e montagens parecidas, entre outras coisas.

Interagir demais

Quando você curte muitas publicações ao mesmo tempo, dá follow e unfollow em muitas pessoas no mesmo dia ou faz muitos comentários, o Instagram pode confundir a sua conta com um robô e te bloquear.

Em casos extremos pode até banir a conta da pessoa. Segundo uma pesquisa muito utilizada pelos produtores de conteúdo, a da AgoraPulse, o que não fazer:

  • seguir/deixar de seguir mais de 60 pessoas por hora
  • dar mais de 150 likes por hora
  • colocar mais de 30 Hashtags em um post
  • fazer mais de 60 comentários por post

Comprar Seguidores

Esse é um erro muito grave e também pode te banir do Instagram.

Comprar seguidores é uma prática que, além de ser antiética, não é interessante para um Influenciador Digital.

Primeiro, porque seguidores fantasmas, fakes ou sem segmentação não geram engajamento.

Como a compra de seguidores se popularizou, hoje em dia, as marcas estão muito mais atentas ao seu engajamento do que ao número de seguidores.

Isso quer dizer que, mais valioso do que ” quantos K”, é a real influência que você tem.

Ou seja, quantas pessoas realmente interagem com você, e o resultado que você gera.

Então, a compra de seguidores, além de derrubar o seu engajamento, fere a sua credibilidade com potenciais parceiros e com o seu próprio público.

Usar constantemente as mesmas hashtags

Esse é um erro de hashtag mais comum no Instagram que eu encontro vejo: toneladas de perfis usam as mesmas hashtags várias e várias vezes.

Isso pode dificultar seus resultados por várias razões. A primeira é limitar seu alcance. Uma vez que as hashtags são “pesquisáveis” e ajudam potenciais seguidores a encontrarem conteúdo que é relevante para eles, usar as mesmas hashtags várias vezes não irá alcançar novo usuários.

Outro erro frequente em relação as hashtags, é usar as da moda. Uma vez que elas tem milhões de posts, o seu não será achado no meio deles.

Um exemplo clássico que descobri hachures pouco tempo é a #tbt, inclusive dizem ser uma hashtag banida pelo Instagram. Portando, o melhor é postar o seu tbt sem a hashtag.

Não ser acessível e interagir com seu público

Quando alguém deixa um comentário, você costuma responder? Esta é uma regra de ouro. Se alguém viesse falar com você e te fizesse um comentário, um elogio ou uma crítica, você responderia, certo?

É a mesma coisa no online. Logo após, todos os comentários deixados nas nossas páginas, tanto nos posts quanto no direct, devem ser respondidos.

Por exemplo, muitos usuários/seguidores utilizam desses recursos para falar sobre algum post específico ou mesmo tirar dúvidas.

Por desinteresse ou mesmo falta de atenção por parte de quem gerencia o perfil, muitas dessas mensagens acabam não sendo respondidas.

Isso não deveria acontecer nunca! O crescimento e o engajamento do seu perfil está totalmente relacionado a forma como você interage com o seu público seja para agradecer um elogio, responder uma dúvida ou tentar resolver uma crítica.

Não utilizar os Stories

O stories é uma funcionalidade cada vez mais utilizada pelos usuários do Instagram e uma oportunidade de maior conexão com seus seguidores, aquele “tête à tête” sabe?

Isso tanto para o seu perfil pessoal como também para os perfis comerciais.

É possível fazer stories da rotina da empresa e dos seus funcionários, por exemplo, mostrando como os produtos são feitos ou como eles funcionam.

É uma boa forma de estabelecer uma conversa informal com o público e até mesmo humanizar os produtos e serviços oferecidos. Por isso, planeje e invista também no stories!

Com tudo, o Instagram está aqui para ficar. Então use a influência e poder do aplicativo para atrair seguidores, gerar conteúdos relevantes e contribuir com seu público que irá confiar em você.

Este texto foi escrito por Lucas Machado

Por Lucas Machado instagram

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Por Sobre Lucas Machado

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lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

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