Empreendedorismo

Campanha: “De mãos dadas com catadores”. Quem faz um trabalho de encher os olhos não pode ser invisível.

“De mãos dadas com catadores”

Abrasel e ANCAT promovem campanha de reconhecimento aos catadores: entretanto destaque para a importância desses profissionais na sociedade e na cadeia produtiva dos bares e restaurantes.

Abrasel

São Paulo, 13 de junho de 2023 – A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) anunciam o lançamento da campanha “De mãos dadas com catadores”.

O objetivo é sobretudo promover a visibilidade e o respeito aos catadores, reconhecendo seu papel essencial para a vida no planeta e ressaltando sua importância na cadeia produtiva dos estabelecimentos de alimentação fora do lar.

Protagonistas

Atualmente, o Brasil conta com mais de 800 mil catadores trabalhando em todo o país, desde o norte até o sul. Carina dos Santos, catadora há 29 anos, e Getúlio Andrade, catador há 28 anos, são os protagonistas dessa campanha inspiradora.

Diariamente, esses profissionais passam por inúmeros bares e restaurantes, sobretudo prestando um serviço indispensável para a população. Em reconhecimento a essa contribuição valiosa, a Abrasel e a ANCAT enfatizam a necessidade de tratá-los com respeito e gentileza.

“Catadores desempenham um papel crucial para o nosso futuro, contribuindo para um ciclo sustentável de materiais e tornando a cadeia produtiva mais ecologicamente correta. Além disso, são verdadeiros empreendedores da vida, e queremos expressar nosso reconhecimento e gratidão.

Estamos convocando não apenas os envolvidos no setor de bares e restaurantes, mas todos que desejam apoiar e se unir a nós nessa jornada”, explica Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

“De mãos dadas com catadores”

Getúlio Andrade, com 28 anos de experiência como catador em Belo Horizonte, enfatiza, primeiramente a importância de ser bem recebido durante seu trabalho diário. Ele comenta: “Muitas vezes, somos julgados pelo tipo de trabalho que realizamos, não é mesmo? Por isso, é muito importante ser reconhecido por essa atividade. Quando chego para recolher materiais e as pessoas me oferecem água ou perguntam se preciso de algo, isso me motiva a continuar nessa causa. Isso faz com que mais pessoas entendam a importância da reciclagem, contribuindo para um mundo melhor”.

De mãos dadas, a campanha seguirá por diferentes fases, todas elas destacando a integração e a colaboração entre os catadores e o setor de bares e restaurantes. A primeira etapa busca tirar esses trabalhadores da invisibilidade, com o lema “Quem faz um trabalho de encher os olhos não pode ser invisível”.

De mãos dadas, a campanha seguirá por diferentes fases, todas elas destacando a integração e a colaboração entre os catadores e o setor de bares e restaurantes. A primeira etapa busca tirar esses trabalhadores da invisibilidade, com o lema “Quem faz um trabalho de encher os olhos não pode ser invisível”. Nessa fase, serão enfatizados os esforços para aumentar a visibilidade dos catadores, tornando-os reconhecidos e valorizados pela sociedade.

Em seguida, a campanha tem como objetivo alertar a todos sobre os pequenos gestos que deveriam ser a tônica do relacionamento com esses trabalhadores. A ideia é incentivar práticas simples, como dar bom dia, perguntar o nome e oferecer um copo d’água. São atitudes que demonstram respeito e consideração pelos catadores, valorizando seu trabalho e mostrando a importância de seu papel na comunidade.

“Quem faz um trabalho de encher os olhos não pode ser invisível”

A terceira fase, intitulada “Você consumiu, ele passou e a vida se renovou”, busca integrar esses profissionais à cadeia produtiva.

Nessa etapa, será ressaltada a contribuição dos catadores para a economia circular, enfatizando que cada material recolhido por eles é um elo importante nesse ciclo sustentável. A campanha visa promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e seu impacto positivo no meio ambiente e na sociedade como um todo.

Paulo Solmucci destaca: “Nosso objetivo é promover, em um futuro próximo, maior eficiência para os catadores, otimizando o tempo de coleta e melhorando a qualidade dos materiais recolhidos.

Acreditamos que o primeiro passo para alcançar esse objetivo é estabelecer uma relação de gentileza, acolhimento e parceria entre esses profissionais e a sociedade em geral”.

A campanha “De mãos dadas com catadores” está aberta a todos que desejam participar, e grandes empresas parceiras da Abrasel já demonstraram seu apoio. Peças e materiais de divulgação estão disponíveis neste link, permitindo que qualquer pessoa, empresa ou organização possa apoiar e compartilhar essa iniciativa valiosa. Juntos, podemos fortalecer a visibilidade e o reconhecimento dos catadores, valorizando seu trabalho e contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e justo.

Sobre Lucas Machado: www.porlucasmachado.com.br

Sobre Lucas Machado Instagram: LUCAS MACHADO

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

A acirrada disputa por talentos em IA: Elon Musk vs. OpenAI e suas implicações práticas

A acirrada disputa por talentos em IA: Elon Musk vs. OpenAI e suas implicações práticas…

4 horas ago

Milão: Semana da moda masculina 2024

Milão: Semana da moda masculina 2024 Primeiramente prepare-se para uma semana de moda masculina em…

16 horas ago

Como a Inteligência Artificial está revolucionando bares e restaurantes

Como a Inteligência Artificial está revolucionando bares e restaurantes A integração da inteligência artificial em…

21 horas ago

A importância de desenvolver sua personal branding

A importância de desenvolver sua personal branding Investir na nossa marca profissional (personal branding) no…

1 dia ago

A história do tênis Vans do Skate a moda de rua. Por Lucas Machado

A história do tênis Vans do Skate a moda de rua. Por Lucas Machado A…

2 dias ago

Importância dos Alimentos Orgânicos

Importância dos Alimentos Orgânicos Os alimentos orgânicos tornaram-se uma escolha cada vez mais popular para…

2 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!