Empreendedorismo

Presença Online na Experiência do Consumidor em Bares e Restaurantes

Presença Online na Experiência do Consumidor em Bares e Restaurantes

Bares e restaurantes podem envolver potenciais clientes por meio  de uma presença digital atraente e interativa. (Foto: Unsplash)

A presença dos bares e restaurantes nas redes sociais se tornou praticamente essencial. Segundo uma pesquisa da Abrasel realizada no último ano, quase todos os estabelecimentos entrevistados (99%) estão presentes em pelo menos uma rede social para fins de divulgação e relacionamento com os clientes. Plataformas como Instagram, WhatsApp e Facebook são as mais populares entre os empreendedores.

Os estabelecimentos que investem em perfis bem elaborados podem observar resultados tangíveis no comportamento e consumo dos clientes, conforme relatado por Regina Maris, proprietária de um restaurante em Vila Velha (ES). Desde que começou a investir nas redes sociais de seu estabelecimento em 2023, Regina percebeu um aumento no engajamento, reconhecimento da marca e um aumento de 30% no número de seguidores. Tanto novos clientes como os já frequentes passaram a visitar o restaurante com mais frequência.

Para os clientes, as redes sociais funcionam como um cartão de visita dos estabelecimentos, conforme afirmado por Marc de Carvalho, programador. Visitar o perfil online de bares e restaurantes é uma forma de conhecer o espaço e avaliar se o cardápio, os preços e o ambiente são atrativos para suas preferências de consumo. A presença online também é crucial para a estudante universitária Anna Beatriz de Souza, que utiliza as redes sociais para construir expectativas e obter informações sobre os locais que planeja frequentar, especialmente por meio das avaliações de outros clientes.

O segredo para atrair o público antes mesmo da visita presencial está em investir em uma presença sólida nas redes sociais e fornecer respostas rápidas aos consumidores. Ao criar uma presença digital atraente e interativa, os bares e restaurantes têm a oportunidade de envolver potenciais clientes e criar uma conexão antes mesmo de eles pisarem no estabelecimento.

Por Lucas Machado Instagram

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lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

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