O que é uma startup? Como elas funcionam? O que é um modelo de negócios escalável?

O que é uma startup? Como elas funcionam? O que é um modelo de negócios escalável?

Bolha “pontocom”

Primeiramente tudo começou na bolha “pontocom”, entre 1996 e 2001, durante esse período o termo startup começou a ser popularizado nos Estados Unidos devido às empresas de tecnologia criadas no Vale do Silício, Califórnia.

Dessa forma nos últimos 10 anos o mercado brasileiro começou a escutar enorme frequência.

Entretanto o Instagram no ano de 2012, quando foi vendida por 1 bilhão de dólares, tinha mais de 30 milhões de usuários, entretanto havia apenas 13 funcionários contratados.

Este é o poder das startups, elas conseguem crescer de forma exponencial, mas sem aumentar o custo de forma proporcional.

Mas afinal, o que é uma startup?

Segundo Eric Dies, escritor do livro Lean Startup, um dos livros mais famosos sobre o tema “uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza”, entretanto acredito vai além apenas de criar novos produtos e serviços.

Ou seja, na minha opinião startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócio escalável e repetível, trabalhando em condições de extrema incerteza. Vou explicar o que cada parte desta definição quer dizer.

Modelo de Negócio Escalável

O que é um modelo de negócios escalável?

É um negócio que consegue multiplicar seu faturamento desproporcionalmente ao aumento de custo.

Então, quando é vendido dez vezes mais, o custo do produto não aumenta dez vezes também, em muitas vezes o custo se mantém.

A empresa para ser escalável precisa ter ganho de clientes e dinheiro de forma DESPROPORCIONAL ao custo!

Repetível

Ter um modelo de negócios repetível significa conseguir entregar o mesmo produto em escala praticamente ilimitada. A receptibilidade de uma startup se deve a NÃO PERSONALIZAÇÃO do que é entregue para o cliente.

primeiramente imagina se toda vez que você entrasse do Instagram você fosse atendido por um assistente humano para configurar o que você gostaria de ver, uma configuração inicial exclusiva e mandaria para seu celular uma versão personalizada e exclusiva do app.

Esse processo seria muito caro, lento e burocrático, inviabilizando que a startup consiga crescer desproporcionalmente ao custo.

Ambiente de extrema incerteza

O mercado está mudando cada vez mais rápido, o que é novo hoje, amanhã não é mais, hoje você pode ser o único que está fazendo o produto, no dia seguinte já aparece centenas de concorrentes. Lidar com a incerteza do mundo é parte da vida do startupeiros.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments