Entretenimento

Bares e restaurantes: cresce o pagamento por aproximação

Bares e restaurantes cresce o pagamento por aproximação

Os pagamentos por aproximação, também conhecidos como NFC (Near Field Communication), tiveram um crescimento significativo no Brasil. De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o valor transacionado por essa tecnologia aumentou de R$ 6 bilhões em 2019 para R$ 600 bilhões em 2022. Desta forma esse crescimento sem precedentes, em comparação a outros países, evidencia a popularidade desse método de pagamento.

Abrasel

Além da conveniência, a segurança é um aspecto positivo enfatizado pelos consumidores que utilizam os pagamentos por aproximação. Segundo um estudo da Sodexo em parceria com a Abrasel, 70% dos usuários se sentem seguros e confortáveis ao realizar transações por essa tecnologia.

Rogério Panca, presidente da Abecs, destaca que quase 40% das transações presenciais atualmente são feitas por aproximação. Em alguns casos, essa forma de pagamento é considerada mais segura do que os cartões tradicionais, que requerem inserção nas máquinas. Assim esse aspecto tem impulsionado a adoção dos pagamentos por aproximação pelos consumidores.

Cartões de crédito e débito

Além dos cartões de crédito e débito com essa funcionalidade, os celulares têm se tornando cada vez mais compatíveis com os pagamentos por aproximação. A tecnologia NFC possibilita, sobretudo transformar qualquer dispositivo em um “caixa” para receber pagamentos, eliminando a necessidade de digitar senhas ou inserir cartões com chip.

Contudo, as carteiras digitais, como o Android Pay e o Apple Pay, têm se integrado à tecnologia NFC para ampliar as opções de pagamentos sem contato em diferentes dispositivos.

Essas alternativas de pagamentos sem contato se somam à popularidade do Pix, que agiliza e facilita as transações entre pessoas físicas. O Banco Central está empenhado em integrar o Pix e suas funcionalidades para transações entre empresas. Isso inclui o crédito para pequenas e médias empresas, além de priorizar a segurança e a usabilidade desse sistema.

Lucas Machado instagram

Lucas Machado LinkedIn

Sobre Lucas Machado

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Como aplicar o mindfulness na sua rotina

Como aplicar o mindfulness na sua rotina Em um mundo onde tudo acontece rápido, inclusive…

6 horas ago

O que é o Jejum de dopamina e como fazer?

O que é o Jejum de dopamina e como fazer? Na era dos estímulos infinitos,…

15 horas ago

Como usar a terapia da Natureza para sua saúde

Como usar a terapia da Natureza para sua saúde física e mental Ao longo dos…

1 dia ago

Micro-hábitos para o bem-estar

Micro-hábitos para o bem-estar Cuidar de si não precisa ser uma revolução diária. Pelo contrário,…

2 dias ago

Decoração Vintage resgatando estilos do passado

Decoração Vintage resgatando estilos do passado Primeiramente na era da personalização, a decoração vintage conquistou…

2 dias ago

Sono de qualidade como dormir melhor

Sono de qualidade como dormir melhor Dormir bem é um dos pilares mais importantes do…

2 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!