Entretenimento

Bares e restaurantes: cresce o pagamento por aproximação

Bares e restaurantes cresce o pagamento por aproximação

Os pagamentos por aproximação, também conhecidos como NFC (Near Field Communication), tiveram um crescimento significativo no Brasil. De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o valor transacionado por essa tecnologia aumentou de R$ 6 bilhões em 2019 para R$ 600 bilhões em 2022. Desta forma esse crescimento sem precedentes, em comparação a outros países, evidencia a popularidade desse método de pagamento.

Abrasel

Além da conveniência, a segurança é um aspecto positivo enfatizado pelos consumidores que utilizam os pagamentos por aproximação. Segundo um estudo da Sodexo em parceria com a Abrasel, 70% dos usuários se sentem seguros e confortáveis ao realizar transações por essa tecnologia.

Rogério Panca, presidente da Abecs, destaca que quase 40% das transações presenciais atualmente são feitas por aproximação. Em alguns casos, essa forma de pagamento é considerada mais segura do que os cartões tradicionais, que requerem inserção nas máquinas. Assim esse aspecto tem impulsionado a adoção dos pagamentos por aproximação pelos consumidores.

Cartões de crédito e débito

Além dos cartões de crédito e débito com essa funcionalidade, os celulares têm se tornando cada vez mais compatíveis com os pagamentos por aproximação. A tecnologia NFC possibilita, sobretudo transformar qualquer dispositivo em um “caixa” para receber pagamentos, eliminando a necessidade de digitar senhas ou inserir cartões com chip.

Contudo, as carteiras digitais, como o Android Pay e o Apple Pay, têm se integrado à tecnologia NFC para ampliar as opções de pagamentos sem contato em diferentes dispositivos.

Essas alternativas de pagamentos sem contato se somam à popularidade do Pix, que agiliza e facilita as transações entre pessoas físicas. O Banco Central está empenhado em integrar o Pix e suas funcionalidades para transações entre empresas. Isso inclui o crédito para pequenas e médias empresas, além de priorizar a segurança e a usabilidade desse sistema.

Lucas Machado instagram

Lucas Machado LinkedIn

Sobre Lucas Machado

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Avistar minas reúne público recorde e dá voz à representatividade feminina

Encontro de observadores de aves em Belo Horizonte destaca diversidade, ciência cidadã e inclusão no…

1 dia ago

Instagram no Brasil: saúde, receitas e humor dominam os hábitos dos usuários

Pesquisa mostra que fitness, gastronomia e humor são os conteúdos mais consumidos pelos brasileiros na…

4 dias ago

Chefs renomados e especialistas discutem o futuro da hospitalidade no HOST Douro

Primeira edição do evento internacional reúne profissionais da gastronomia, ciência, design e cultura para debater…

1 semana ago

Lições e inspirações para mulheres que desejam transformar negócios

Lições e inspirações para mulheres que desejam transformar negócios Empreendedorismo feminino: aprendizados e estratégias de líderes brasileiras…

2 semanas ago

Leonardo Gonçalves: líder do Grupo Eficiente fala sobre o mercado imobiliário do Vetor Norte

Com trajetória marcada por reinvenções, empreendedor aposta em inovação para transformar o setor imobiliário e…

3 semanas ago

A era do soft living: desaceleração como escolha de estilo de vida

Em um mundo acelerado, cresce o movimento que valoriza a desaceleração, a simplicidade e o…

3 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!