Black Friday ou Black Fraude? @yoomag__

Black Friday ou Black Fraude? Saiba tudo sobre a promoção mais aguardada do ano

Black Friday ou Black Fraude? Saiba tudo sobre a promoção mais aguardada do ano

Primeiramente a maior promoção do ano acontece na última sexta-feira deste mês, dia 25 de novembro, e já tem gente ansioso e realizando pesquisas de valores dos produtos queridinhos para comprar no dia.

É fato que muita gente espera o ano todo para comprar, principalmente eletrodomésticos, mais em conta. E, por que não, aproveitar para realizar as compras de Natal? Mas você sabe o que realmente é a Black Friday?

O que é a Black Friday

Falando de forma direta, é um dos maiores eventos feito pelas marcas e lojistas para os consumidores. A Black Friday foi criada com o intuito de levar descontos bem altos em produtos desejados pelos consumidores como smartphones, eletrodomésticos, móveis, etc.

Assim as promoções, geralmente são exclusivas e ocorrem apenas nessa época do ano. Por este motivo, os produtos acabam se esgotando bem rápido e é daí que vemos aqueles vídeos das pessoas aguardando na porta das lojas, filas quilométricas e por aí vai.

Como surgiu a Black Friday?

Não se sabe ao certo quando foi ou por que, a verdade é que há duas teorias fortes para explicar o surgimento da promoção. Uma delas, vem sobretudo do século XIX, e conta sobre a queda de dois bancos que quebraram na sexta-feira.

Já a outra vem dos anos 60 e relata a expressão “Black Friday” usada por policiais da Filadélfia ao se referirem ao trânsito caótico pós feriado de ação de graças nos Estados Unidos. Antes de mais nada o trânsito era resultado das promoções realizadas pelos lojistas para vender mais. No Brasil, a promoção começou a ganhar força em 2011 e hoje se tornou um fenômeno.

Black Friday ou Black Fraude?

Enfim, quando a Black Friday começou a ganhar força nos Estados Unidos, diversos brasileiros começaram a programar viagens para o exterior na data do ano para aproveitar as ofertas. Isso chamou atenção dos lojistas que começaram a aplicá-la aqui no Brasil também.

O problema é que, o que fez com que a Black Friday atraísse tantos consumidores nas lojas exteriores eram os descontos absurdos de queima de estoque para a próxima coleção e, quando foi aplicada no Brasil.

Assim, alguns lojistas optaram por aplicar descontos pequenos e, em alguns casos, aumentavam o preço dos produtos semanas antes da promoção para abaixar no dia.

O que eles não contavam é que teriam consumidores pesquisando os preços dos produtos diariamente para realizar a compra e isso, acabou sujando um pouco o nome da promoção. Foi daí que veio o termo Black Fraude.

Isso quer dizer que todas as lojas fazem isso? Não. Inclusive foram poucas que fizeram e quando a campanha estava começando a ser implantada no Brasil. Hoje não se vê mais casos como este acontecendo.

Como aproveitar a Black Friday?

A dica é que você tenha definido o que você quer comprar nessa Black Friday e pesquise preços para ficar por dentro da média de investimento que terá que fazer. Faça uma lista e comece, o quanto antes, a pesquisar os valores de tudo o que você quer comprar. Caso precise, vai anotando os preços em uma tabela, assim não corre o risco de esquecer.

E se for comprar on-line, opte por lojas grandes e reconhecidas. Com o clima de Natal no ar, acabamos ficando mais consumistas que o comum o que, muitas vezes, faz com que compremos por impulso e mal percebemos a veracidade das informações do site onde estamos comprando. E aí, ansiosos para a Black Friday? Conta um pouco aqui sobre a sua experiência com a campanha.

Instagram da Lore

Yoo Mag Instagram

Advertisement

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Life Style
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments