Bloqueio Criativo: o que é e como sair dele

Bloqueio Criativo: o que é e como sair dele

Bloqueio criativo: o que é e como sair dele

Estou sentada em uma cadeira confortável em uma pousada em Capitólio enquanto escrevo este texto. Faz, mais ou menos, uns quinze minutos que estou com um arquivo do word aberto pensando sobre qual assunto eu abordo no texto de hoje e nada me vem à cabeça. Foi aí que eu percebi que eu estava passando pelo famoso bloqueio criativo, ou writer’s block (bloqueio de escritor em inglês). Então, já que embarquei nessa, por que não falar um pouco sobre o terror da criatividade?

O que é o temido bloqueio criativo?

O profissional que vive gerando conteúdos (ou atém mesmo que usa a criatividade para resolver problemas e, acredite, essa é uma das melhores formas para resolver problemas), geralmente está habituado a exercer a criatividade diariamente. É um processo tão natural que, algumas vezes, a ideia flui sem que você menos espere e quando você se dá conta, o projeto já está em andamento.

Porém, há dias ou momentos em que simplesmente travamos. Nada nos vem à memória. Simplesmente perdemos, temporariamente, a habilidade de continuar a gerar conteúdo. Isso pode acontecer por falta de inspiração ou de criatividade momentânea.

Na história, o termo bloqueio criativo surgiu na década de 40 pelo psiquiatra Edmund Bergler que, na época, estudava escritores que sofriam do que ele chamou de “inibições neuróticas de produtividade”. E este é o motivo por trás do nome “writer’s block”.

Como destravar o bloqueio criativo?

Essa foi uma pergunta que fiz incontáveis vezes para mim mesma e, acredite, já pesquisei mais incontáveis vezes. O fato é que, cada um funciona de uma maneira. Então o ideal é que você vá testando métodos até descobrir qual é o melhor para você. Mas, para te dar uma luz, aqui vai alguns que costumam funcionar bastante no meu dia a dia.

Aposte na música

Levando em base que todas as ideias fluem diretamente do nosso cérebro, o ideal é que busquemos estímulos para ele, certo? Mas também é ideal que busquemos aliviar a pressão já que, na maioria das vezes, o bloqueio criativo se origina da pressão que colocamos em cima de determinada entrega de projeto ou da ansiedade que desenvolvemos para a execução de algo.

A música tem uma força vibracional que pode ser fundamental para o bom desenvolvimento da saúde tanto mental, quanto corporal de acordo com o ritmo, harmonia e a melodia. Há diversos estudos de psicólogos que relatam todos os benefícios que a música pode trazer, não só para mente e corpo humano, quando para animais e natureza.

Estes são apenas alguns motivos para te mostrar que a música pode realmente ajudar a destravar a sua criatividade, mas, como um exemplo pessoal, sempre que me pego presa em um bloqueio criativo, escolho uma playlist tranquila (geralmente com músicas folk) e coloco para tocar enquanto deixo minha mente divagar, sem nenhuma pressão e concentro na respiração controlada para que, qualquer resquício de ansiedade que estiver gritando no meu interior dê lugar à criatividade.

Conecte-se com a natureza

Sim, eu sei que agora você está pensando: “como você pode estar com bloqueio criativo se você está em Capitólio e está alegando que a conexão com a natureza ajuda a destravar? “. E este é um dos fatores que realmente ajudam a destravar pelo simples fato que, quando você se conecta com a natureza, todas as suas preocupações se esvaem aos poucos.

O fato de eu ainda estar escrevendo este texto é porque consegui pegar uma dificuldade que estava enfrentando e transformá-la em conteúdo. Assim que comecei a escrever, as ideias foram fluindo e não precisei sair para aplicar essas técnicas, o que não quer dizer que eu não vá fazê-las assim que finalizar.

Enfim, quando o bloqueio vier, experimente parar o que você está fazendo e dê uma volta em algum lugar que tenha muitos recursos naturais na sua cidade.

Conheça algo novo

Novos lugares, nova cultura, um novo hobbie, novas pessoas… Conheça o novo. Sempre que nos deparamos com algo novo para conhecer, nossa curiosidade aflora e ganhamos mais conhecimento sobre algo que não conhecíamos antes.

Certa vez, minha mente estava pedindo socorro. Todos os projetos que eu criava, mesmo que saíssem do papel, não eram exatamente como eu queria que fosse e aquilo, dia após dia, me deixava frustrada. Foi ai que decidi pegar férias e ir para algum lugar diferente, para espairecer e conhecer coisas novas. Aproveitei essas férias para fazer duas coisas que sempre me ajudaram muito na criatividade: conhecer o novo e me conectar com a natureza.

Foram 4 dias em Macacos – MG, com muitas montanhas e o contato com cachoeiras. Quando voltei, me sentia uma nova pessoa, muito mais leve e com 100% de disposição para trabalhar.

E, acima de tudo, não se cobre tanto

Quanto mais você se cobra, mais a pressão aumenta e você trava. Quando o bloqueio bater, pare o que você está fazendo e mude o seu foco, sem pressão. Aceite que você é um ser humano e que precisa relaxar a mente. Leia um livro, saia para caminhar, respire novos ares, faça o que realmente te faz bem e te dá prazer.

Só depois desse tempo, volte ao trabalho. Você vai perceber o quanto tudo passa a fluir de forma natural e leve.

E aí, tem algo que você faz com o bloqueio bate que não está no texto? Deixa aqui nos comentários para que possa ajudar outras pessoas.

Deixo um até logo aqui e desejo que a criatividade seja uma constante em sua vida. Lembre-se que ela nada mais é que uma criança se divertindo, então deixe-a ser livre.

Instagram Lorena Viegas

Com carinho, Lorena Viegas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jéssica
Jéssica
1 ano atrás

Nossa, ainda não tinha parado pra pensar, mas quando estou mais cansada fico com bloqueio e não consigo resolver meus problemas.