Ana Paula Diniz Por Lucas Machado
Comportamento: Importância de identificar o seu perfil para vida pessoal e profissional
Aproveite a quarentena e promova o autoconhecimento.
Primeiramente ficar o dia todo em casa tornou-se uma rotina, e uma dura realidade para muita gente.
O melhor para driblar esse desafio de passar os dias “trancado”, é ocupar o tempo com coisas saudáveis e produtivas. Uma delas é a busca do autoconhecimento para mantermos o equilíbrio emocional e mental.
Entretanto todos nós temos características diferentes uns dos outros e são diversos fatores que influenciam na nossa personalidade.
Além disso, a criação, cultura, vivências e o comportamento são os principais fatores.
Entender que cada um tem suas diferenças é essencial para melhorar a convivência e garantir um ambiente agradável no trabalho, na família e nos relacionamentos.
Afinal a análise de um perfil comportamental é Identificar nossos pontos fortes e fracos, nossas virtudes e vulnerabilidades e, com isso, aprender a lidar com as pessoas e, principalmente, extrair o que tem de melhor em nós.
Master Coach Mariana Davantel
Eu tive a oportunidade de fazer analise do meu perfil comportamental há pouco tempo com a Master Coach Mariana Davantel, e percebi o quanto foi valioso obter mais conhecimentos para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.
Consegui identificar qual o padrão que predominava na minha personalidade. Por isso estou pautando este assunto.
Por outro lado esta analise é de extrema importância na nossa caminhada tanto profissional, quanto pessoal , ela colabora significativamente para o autoconhecimento.
Segundo Mariana Davantel, “Conhecer o seu perfil é libertador, te permite mudanças para viver sem julgamento o melhor de você mesmo e das pessoas a sua volta”.
A analise é feita geralmente por um coach através de um teste totalmente online, e são analisados três aspectos, TIPOS PSICOLÓGICOS DE JUNG, TEORIA DE VALORES e o TEORIA DISC, que é um método desenvolvido para avaliação de comportamento das pessoas.
Foi originado a partir de estudos do Dr. William Moulton Marston, que tinha o objetivo de compreender como o ser humano lida com o ambiente em que está inserido, assim como os motivos para que ele apresente determinadas ações e reações.
Traços básicos
A avaliação leva esse nome por afirmar que existem quatro traços básicos de comportamento nas pessoas: Dominante (D), Influente (I), Estável (S) e Conforme (C).
Enfim, Vale lembrar que não somos 100% um só estilo. Na verdade, costumamos ter um ou dois estilos que predominam, e nenhum é melhor que o outro.
Procure um profissional e faça o teste, tenho certeza que a descoberta será muito valiosa e útil na sua vida profissional e pessoal.
Instagram: YOO MAG
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.