Montain Bike
O Estar bem vestido ultrapassa a moda street e sob medida e invade o mundo fitness ou melhor dos esportes. Vamos falar hoje especificamente da moda no ciclismo. Tentando associar conforto, qualidade e beleza dos materiais do capacete até à meia.
E falando sobre a moda na bike, importante saber que as roupas se diferem de cada modalidade praticada, temperatura e duração.
O que você vai ler abaixo, fala muito sobre as modalidades praticadas MTB (montain Bike) e Speed.
Temos marcas poderosas no mercado como, por exemplo, as europeias ASSOS, CASTELI, GIORDANA, SANTINI, POC, NALINI, MALOJA, CAPO e americanas, PEARL IZUMI, PRIMAL, TWIN SIX.
Marcas que produzem bikes e materiais esportivos
Existem muitas marcas que produzem Bike, tem também uma linha completa de vestuário como a americana Specialized, canadense Scott e a australiana Seighton Custom.
Sobretudo fazem uniformes de várias equipes e americana Bettydesigns que tem modelos lindos e sua marca registrada é uma caveira com uma borboleta.” comenta.
Brasil
Existem no Brasil marcas que também produzem, como: Ahau, usado ultramaratona Montain Bike Brasil Ride . A FRENESI é outra marca nacional, que possui macaquinhos para Speed muito divertidos.
Assim, é importante destacar peças coloridas e diferenciadas que fogem do tradicional. E vamos confessar ? São tantas informações que até nos perdemos..
Por exemplo. Vocês acham que as meias no ciclismo são apenas pretinhas básicas ? Não mesmo !!! Elas se diferenciam desde o comprimento até na tecnologia dos materiais e estampas.
Existe tecnologia em meias da ASSOS, que se o clima estiver quente ela esfria o pé e se o clima esfriar ela esquenta.
Então, são detalhes que fazem toda a diferença , até mesmo na costura das meias a qual não pode incomodar os dedos dos pés dos ciclistas. Então vamos lá.
Como escolher o material perfeito para andar de Bike. Bora lá:
Como escolher o material perfeito para andar de Bike. Bora lá:
Camisas
- Olhar se o zíper é inteiriço por ser mais fácil para colocar monitor de frequência cardíaca e a praticidade de vestir e despir.
- Quantidade de bolsos traseiros na camisa. A quantidade ideal são três bolsos para guardar a alimentação e os acessórios.
- O ideal é que a camisa esteja bem ajustada no corpo para evitar que obstáculos da natureza agarrem na pratica de MTB e no ciclismo de estrada a roupa bem ajustada melhora a aerodinâmica.
- Vocês sabiam que para a proteção dos braços, nos dias quentes o mercado oferece manguitos com fator de proteção UVA e nos dias frios temos manguitos flanelados por dentro?
- Os manguitos são melhores que camisas de mangas compridas, porque não limitam a roupa. Você pode colocar e tirar a manga quando quiser .Encontramos inúmeros manguitos de cores lisas ou com estampas super divertidas.
bermudas e pernas:
- Proteção nos dias mais frios , existem os pernitos flanelados ou segundas peles específicas para ciclismo que se usa por baixo das bermudas . Há opção de calças compridas ou bretelles compridos também.
- Atenção para o forro das bermudas, calças e bretelles, pois, é ele que irá dar o conforto e proteção necessário para a prática de horas no ciclismo, eles se diferenciam de um Ride mais curto para um mais longo.
Sapatilhas:
- As sapatilhas de Speed se diferenciam no solado das de MTB que por sua vez possuem garras. Portanto cuidado para não comprarem errado seu modelo.
- Materiais como fibra de carbono, fechamento em velcro duplo, triplo ou sistemas de ajustes, são itens observados na compra.
- Saindo do pretinho básico, temos inúmeras opções de cores e materiais não apenas do solado mas também do cabedal que pode ser até de verniz! E se vocês querem algo super exclusivo meninas, Renata apresenta a espanhola LUCK e Buena Suerte que fazem sapatilhas sob medida e personalizadas, além de terem suas coleções própria a venda no site. Não esquecendo das marcas tradicionais como SIDI , FLR, FIZIKI , que são algumas boas opções.
Capacetes:
- De Speed podem ser usados para o MTB mas o contrário não! Isso porque muitos modelos para MTB possuem viseira e um design que no ciclismo de estrada não dá para usar.
- Eles se diferenciam no número de ventilações, peso ,design, cores e tecnologia.
- Os mais modernos agora possuem o sistema MIPS que simula a proteção do cérebro, através de uma camada fina de plástico entre a cabeça do ciclista e o capacete. Ao sofrer um impacto em ângulo, o capacete escorrega alguns milímetros por essa camada, dissipando a força rotacional que iria integralmente para a cabeça.
- Marcas: Modelo KASK , POC , LAZER ,SMITH . Além destas temos , BELL ,GIRO, MAVIC e várias outras. Lembrando que dentro de cada marca existem modelos específicos.
- “Não adianta o capacete ser lindo, leve, super ventilado e te vestir mal . O capacete precisa vestir bem o que significava não incomodar. Nada pode tirar a atenção do ciclista, um incômodo em qualquer parte do corpo pode prejudicar seu desempenho . Tem marcas que não me vestem bem , então eu uso há anos as mesmas marcas que me dão o máximo de conforto e proteção que eu preciso”. Vamos respeitar, palavra de quem sabe.
Luvas:
- São Full fingers , dedos curtos , com revestimento em Gel , com proteção para frio e muitas cores e estampas para qualquer um se perder.
- O que usar para uma modalidade ou outra varia de acordo com o gosto do ciclista . Mas na Speed são mais usadas as short fingers.
- Marcas como LG , Yet, TROY LEE DESIGNERS Castelli , Assus , Giordana , MAVIC , Pearl Izumi são ótimas opções.
Sobre Lucas Machado Instagram: LUCAS MACHADO
Montain Bike
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.