Uniformes femininos
Rebecca Andrade, Rayssa Leal, Mayra Aguiar, Luisa Stefani e Laura Pigossi. Esses são apenas alguns dos nomes que, até o fechamento desta matéria, mostraram um pouco da força da mulher brasileira nas Olimpíadas de Tóquio 2021. O ano da resistência feminina levou 5.470 mulheres e 5.893 homens, ou seja, um número quase igual de competidores dos dois gêneros.
Esse avanço mostra o protagonismo de atletas que buscam há anos um lugar de destaque no cenário esportista mundial. Contudo, apesar dos números darem razões de comemoração, o processo de preconceito está longe do fim.
Tanto que as polêmicas envolvendo uniformes de atletas deixou isso muito claro. Só para ilustrar, vale o resgate do fato que envolveu atletas do handebol de praia, da equipe da Noruega, nos jogos olímpicos. As meninas optaram por entrar na disputa com shorts ao invés de biquínis. O resultado? Elas foram punidas pela organização
dos jogos.
Mas para a Federação Internacional de Handebol a determinação tem ligação à justiça na performance de atuação, já que existe uma regra com liberação de biquínis com até 10 centímetros de largura lateral. Essa, aliás, foi a justificativa para a punição pela troca de uniformes.
Entretanto, para especialistas, a norma não faz muito sentido, quanto a análise é a fisiologia do corpo. Até porque não há nenhuma pesquisa com embasamento científico que comprove tal analogia defendida pela Federação. A verdade é que não há ligação de vantagem de atuação com o uso do short. Porém, para as meninas, a escolha do short visou o conforto e liberdade.
Uma pergunta que confronta a obrigatoriedade de biquínis vem da falta de necessidade de sunga para homens na disputa. O movimento social ainda é enraizado, mas vale a pena realizar alguns exercícios mentais a fim de tentar desconstruir alguns critérios de invisibilidade da mulher.
Uniformes femininos
Você já reparou como nos pegamos falando, às vezes secretamente, que nosso cafezinho da manhã…
Rotinas simples antes de dormir ajudam a combater a insônia, melhorar o humor e garantir…
No mundo corporativo, algumas expressões se popularizaram e hoje vou falar sobre uma delas. Frequentemente…
Evento é oportunidade de atrair clientes e ampliar a visibilidade dos estabelecimentos
Roadmap não é cronograma: a visão estratégica que pode salvar bilhões às empresas O risco…
De 19 a 21 de setembro, Belo Horizonte recebe o 3º Campeonato Brasileiro de Esportes…