Seis dicas para organizar um churrasco de sucesso
Reunir os amigos ou familiares, decidir quem vai comprar refri e cerveja, escolher a playlist animada e “assar uma carne”: o churrasco é um dos programas favoritos dos brasileiros. Mais do que a refeição oficial de quase todo feriado ou fim de semana, responsável por trazer aromas e sabores únicos para a mesa, trata-se de um aspecto cultural do país.
Mas apesar de ser bastante comum, organizar um churrasco não é uma tarefa tão simples. Há vários detalhes que devem ser considerados para garantir que a refeição e a confraternização entre familiares ou amigos seja um sucesso.
Selecionar os cortes e se atentar ao ponto da carne, decidir as bebidas e planejar os acompanhamentos são etapas que devem ser realizadas com atenção. Além disso, a escolha do ambiente e a playlist são decisivas para o evento.
Estrela do churrasco, carne merece atenção especial
O prato principal de todo churrasco é a carne, por isso, a escolha requer uma atenção especial. É importante selecionar os tipos e os cortes que serão servidos. A dica é apostar na variedade para agradar todos os convidados: asinha e sobrecoxa de frango, picanha, contrafilé, costela, fraldinha, pernil suíno e linguiça estão entre os mais comuns.
Também é importante lembrar dos temperos utilizados para o preparo. Tradicionalmente, o sal grosso não pode faltar. No entanto, é possível inovar utilizando Eisenbahn ou outro tipo de cerveja para dar um toque mais marcante.
Em relação à quantidade de carne, é necessário fazer a proporção entre o que será servido e quantas pessoas irão participar do evento. É aconselhável estimar entre 350 e 400 gramas para cada um.
Lista de convidados é o “norte” para a organização
Fazer a lista de convidados é fundamental para organizar o evento. A partir dela, serão definidas as quantidades de comida, bebida, gelo, carvão, talheres e utensílios necessários para receber todos no churrasco.
A lista de convidados também permite pensar em opções personalizadas no cardápio. Caso algum convidado seja vegetariano ou vegano, é preciso incluir outros ingredientes na lista de compras.
Pessoas que seguem essas dietas não consomem carne, mas há outras alternativas que podem ser preparadas na churrasqueira para agradá-las. Há vegetais que ficam suculentos na grelha, e entre os mais usados estão: abobrinha, batata, berinjela, cogumelo, milho em espiga, palmito-pupunha e pimentão. Sal, pimenta, azeite e ervas são essenciais para realçar o sabor.
Aposte na variedade de bebidas
Em um churrasco, as bebidas são tão importantes quanto a carne. Elas devem ser servidas bem geladas e, para agradar todos os convidados, apostar na variedade é a melhor opção.
Geralmente, as pessoas costumam investir em cervejas, refrigerantes, sucos de frutas e água. Mas há, ainda, alternativas específicas que podem contribuir para dar um toque especial ao momento.
O Cynar é um licor à base de alcachofra que costuma fazer sucesso entre os adultos. Os drinks, como caipirinha e mojito, também podem dar mais sofisticação ao cardápio de bebidas.
Pense nos acompanhamentos do churrasco
Os acompanhamentos também são fundamentais para fazer com que o churrasco seja inesquecível. Arroz branco, vinagrete ou molho à campanha, farofa e maionese estão entre os mais tradicionais, mas também é possível servir salada verde, batata frita e salpicão. Além disso, é preciso pensar nos aperitivos que não podem faltar, como pão de alho, queijo coalho e abacaxi grelhado.
Para os amantes de doce, as sobremesas também não podem ficar de fora do churrasco. As mais tradicionais podem ser boas opções: pudim, pavê, mousse e sorvete são alguns exemplos.
Escolha o ambiente ideal
Para garantir o sucesso do churrasco, é fundamental pensar no ambiente onde ele irá acontecer. Para isso, deve-se considerar a capacidade do local para comportar todos os convidados confortavelmente.
Também é importante que o ambiente seja bem ventilado e tenha pia com torneira próximo à churrasqueira para facilitar o preparo. Área da piscina, quintal, terraço, sítio e espaço gourmet estão entre os locais mais comuns para a realização do churrasco.
Vale lembrar que a churrasqueira não é o único item necessário, também é preciso pensar em cadeiras, mesas e utensílios para o preparo da refeição.
Para os que gostam de decoração, vale a pena investir. É possível encontrar opções de pratos, toalhas de mesa e outros itens com temática de churrasco para fazer a ambientação do espaço.
Playlist é a alma do churrasco
Em um churrasco brasileiro, a música não pode ficar de fora. A trilha sonora pode variar, dependendo do gosto dos organizadores e dos convidados, mas a preferência costuma ser por ritmos mais animados, como pagode, samba, funk, pop e MPB.
A dica é apostar numa playlist variada, que possa contemplar os diferentes gostos e, também, momentos do churrasco. No início, é aconselhável músicas mais tranquilas para dar as boas-vindas para quem está chegando.
Com os convidados mais à vontade, pode ser a hora de uma sequência mais animada para convidar o pessoal para dançar. Também é importante separar alguns clássicos para que todos possam cantar juntos.
Para não errar no som, uma alternativa é fazer uma playlist colaborativa, alguns dias antes. Assim, é possível que cada convidado dê sugestões de artistas e músicas que não podem faltar.
Outra opção é buscar playlists prontas com a temática “churrasco”. Além de maior praticidade para a organização, não há riscos de esquecer as “mais pedidas”.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.