História do Pilates e do Yoga

História do Pilates e do Yoga e Suas Relações

Com o objetivo de conectar corpo e mente de forma integrada, vamos explorar a conexão entre Pilates e Yoga e a sintonia entre esses métodos. Atualmente, muitas pessoas estão descobrindo os benefícios de combinar Pilates e Yoga, sobretudo buscando melhorar o corpo de maneira equilibrada, beneficiando tanto o corpo quanto a mente.

Diferenças e Semelhanças Entre Pilates e Yoga

Inicialmente existem diferenças nas práticas de Pilates e Yoga, mas é interessante entender como essas modalidades podem atuar em conjunto. Em vez de tentar fundi-las, nosso objetivo é explorar suas semelhanças, preservando a essência de cada uma. Você será introduzido a uma nova maneira de se exercitar.

Pilates

Joseph H. Pilates nasceu em 1880, em Düsseldorf, Alemanha. Quando criança, no entanto enfrentou problemas de saúde como raquitismo, asma e febre reumática. Determinado a superar essas limitações, ele buscou diversas modalidades que poderiam melhorar sua saúde. A Yoga foi uma das inspirações para conectar corpo e mente. Seu método, inicialmente chamado de Contrologia, enfatizava a importância do “como” se faz os exercícios, não apenas “o que” se faz.

Princípios do Pilates

Para ser fiel ao seu método, Joseph Pilates criou seis princípios fundamentais:

  1. Em primeiro lugar a Respiração
  2. Em segundo lugar a Centralização (Power House)
  3. Controle
  4. Concentração
  5. Fluidez
  6. Precisão

Em seu livro, “O Retorno à Vida pela Contrologia”, ele afirmava que “um bom condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade”. Para alcançar realizações plenas na vida, é necessário desenvolver corpos fortes e saudáveis e aprimorar nossas mentes ao máximo.

Yoga

O Yoga, é uma prática milenar, com registros datados de 2700 a.C. Naquela época, estava associada à tradição hindu, envolvendo disciplina espiritual e controle da mente através de meditação prolongada. Os ásanas, ou posturas de Yoga, foram desenvolvidos por iogues que observavam os animais e como eles instintivamente buscavam a cura.

Princípios do Yoga

Os ásanas foram refinados ao longo dos séculos, desta forma, formando um sistema científico de exercícios. Cada postura, mantida de forma confortável, ajuda a regular hormônios e promove equilíbrio emocional, saúde física e mental.

Comparação Entre as Respirações

A respiração no Yoga e no Pilates difere um pouco sobretudo às necessidades de cada exercício. Para garantir uma respiração correta, siga estas dicas:

  1. Inspire e expire pelo nariz, para que o ar quente e limpo chegue aos pulmões.
  2. Concentre-se no ritmo da sua respiração.
  3. Coordene a respiração com os movimentos de forma natural.

Exemplos de Exercícios

Seguem alguns exercícios que são comuns tanto no Pilates quanto no Yoga, embora tenham nomes diferentes:

The Jack Knife (Pilates) / Sarvangásana (Postura da Vela) (Yoga)

Executado com energia, elevando as pernas a 90° em um movimento rápido. Além disso a diferença está nas mãos, que no Pilates ficam apoiadas no chão.

Benefícios:

  • Melhora do fluxo sanguíneo
  • Acalma a mente
  • Estimula a glândula tireoide
  • Melhora do controle abdominal

The Rocking (Pilates) / Dhanurasana (Postura do Arco) (Yoga)

Enfim no Pilates, esse exercício envolve o balanço do corpo para frente e para trás. Já no Yoga, a postura é mantida durante a respiração contudo antes de retornar à posição inicial.

Benefícios:

  • Fortalece os músculos das costas
  • Alongamento da cadeia anterior do corpo
  • Melhora da flexibilidade da coluna
  • Aumenta a energia e combate a depressão

The Roll Over (Pilates) / Halásana (Postura do Arado) (Yoga)

No Pilates, o rolamento é feito com as pernas para trás da cabeça. No Yoga, pode ser realizado com as mãos apoiadas nas costas ou no chão.

Benefícios:

  • Alongamento da coluna
  • Regulação da tireoide
  • Melhora da circulação sanguínea
  • Redução do estresse e da fadiga

Por Lucas Machado Instagram

Lucas Machado LinkedIn

Site Lucas Machado

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários estão fechados.