Missão: Presente de Natal

Missão: Presente de Natal

Missão: Presente de Natal

Ah, o Natal…

Eu não sei vocês, mas o natal é uma das minhas datas favoritas no ano.

E, para entrar no clima do texto, admito que dei start em uma playlist de Natal cheia de clichês, porque eu me recuso a fazer qualquer coisa que seja relacionada ao Natal, sem me embalar nas músicas natalinas. E, se formos olhar bem a fundo, o Natal é uma junção de sentimentos diversos se encontrando em um único mês.

Para algumas pessoas, ele significa reencontros, para outras recomeços, esperança, amor, família, união, solidariedade, fé… Enfim, um misto de sentimentos. Para mim, o Natal significa família e solidariedade. E, graças ao sentimento de solidariedade foi que nasceu o projeto Missão: Presente de Natal.

Projeto Missão: Presente de Natal

Dois dias antes do meu aniversário, uma das minhas datas favoritas do ano, a propósito, eu acordei com uma notícia terrível: meu cachorrinho, que esteve presente 5 anos em minha vida, passando por todos os momentos sejam eles felizes ou de ansiedade forte.

Acabara falecendo em noite de tempestade (ele tinha medo de barulhos no geral, principalmente fogos de artifício e trovões). Aquilo me abalou muito, mais do que eu admiti, porque eu era extremamente apegada a ele. Enfim, por consequência, passei o dia quieta na minha, absorvendo tudo e, à noite, decidi assistir a filmes de Natal para ver se me animava.

Embalada nos clássicos de Natal disponíveis na Netflix, naquela noite, eu me deparei com um filme que levava o nome Missão: Presente de Natal, que relata a história de alguns oficiais responsáveis por arrecadar doações ao longo do ano para serem doadas no Natal para as comunidades de ilhas vizinhas à cidade onde eles moravam.

No decorrer do filme, enquanto todo o enredo ia se desenrolando, um sentimento forte crescia em mim. Peguei um papel e uma caneta e comecei a anotar algumas ideias (inclusive já falei sobre anotarem todas as ideias que vem a mente, lembram-se? Está no texto sobre criatividade aqui no Portal).

E foi assim que nasceu o projeto Missão: Presente de Natal, que sim, carrega o mesmo nome do filme porque ele foi o responsável pelo pontapé inicial do projeto.

Um projeto de pessoas para pessoas

Você com certeza já escutou a frase que ninguém vai a lugar nenhum sozinho, certo? Eu acredito muito nisso e, particularmente, não queria fazer isso sozinha. Havia algumas pessoas que eu queria realmente que estivessem comigo.

Mas, para fazer com que elas comprassem a ideia e embarcassem nessa comigo, precisaria convencê-las. Passei aquela noite, montando a identidade visual do projeto, juntamente com um pdf explicando toda a ideia e o objetivo por trás dele.  

Assim, o projeto Missão: Presente de Natal se tornou, primeiramente, um projeto entre família e amigos para que no futuro ele se torne um projeto de todos com ajuda e suporte de voluntários.

E, foi com a ajuda desse time que fechamos parceria com o Instituto Padre Libério, situado na cidade de Pará de Minas, onde antes era o Restaurante da Criança e que atende hoje mais de 250 crianças da cidade para ajudá-los a realizar um Natal especial para as crianças.

O objetivo do projeto

A ideia inicial era fazer uma ceia de Natal com direito a presentes arrecadados para pessoas de todas as idades, mas devido ao prazo, deixamos essa ideia para o futuro e nos concentramos no que poderíamos ajudar no presente.

Conversando com um dos responsáveis pelo Instituto, decidimos focar na arrecadação de alimentos e materiais escolares para as crianças, mas além desses itens, acabando abrindo para a arrecadação de brinquedos usados também.

Pensando em facilitar a vida de quem quer ajudar, mas está com o tempo corrido, liberamos doações através do pix, e todo dinheiro arrecadado será convertido em materiais escolares para o kit das crianças.

Neste Natal, ajude alguém

O texto de hoje foi para tocar o seu coração e te incentivar a ajudar alguém neste Natal e em todas as outras épocas do ano. Não necessariamente o projeto Missão: Presente de Natal, mas qualquer pessoa ou instituição que esteja precisando de ajuda. Eu te garanto que tem muitas pessoas ao seu redor que não tem condições e que você pode ajudar, nem que seja com uma cesta básica, um brinquedo usado ou um pouco do seu tempo para dar carinho e atenção.

Caso já participe de algum projeto assim também, deixo livre os comentários para que você fale um pouco sobre ele, quem sabe não conseguimos, juntos, apoiar e conseguir mais doações?

E, caso queira ajudar no projeto Missão: Presente de Natal, é só deixar nos comentários também que entrarei em contato com você apresentando um pouco mais.

Desde já, quero deixar o meu muito obrigada à Fernanda Pena, Jéssica Viegas, Gabriel Viegas, Daniel Gonçalves, José Domingos, Síria Almeida e Júlia Lima por fazerem com que o projeto se tornasse real.

Sei que o intuito do projeto é não nos apresentar, para que o foco fosse todo para as doações, mas não poderia apresentar o projeto sem mostrar que foram vocês os responsáveis por fazer com que eu pudesse tirar o projeto do papel e eu serei eternamente grata por isso. Espero que ele esteja sendo tão importante e gratificante para vocês como tem sido para mim.

E, é isso.

Tire um pouco do seu tempo para ajudar o próximo e você perceberá que isso fará tão bem para você quanto fará para quem você ajudar.

Com carinho e desde já, um Feliz Natal.

Instagram da Lore

Advertisement

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments