Life Style

O Brasil continuará avançando. Por Lucas Machado

O Brasil continuara avançando. Por Lucas Machado

Mas, será do seu jeito de sempre, com dois passos à frente, e um para trás? Assim ocorreu com a crise de 1954, em que o presidente Getúlio Vargas se matou, será ?

Juscelino Kubitschek

Veio depois o governo ultrademocrático e desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. Também foi assim com o impeachment de Fernando Collor. Parecia o fim do mundo. Crises para todos os gostos: política, ética, moral, de caráter e econômica.

Depois, no entanto, veio a conquista da credibilidade internacional. Ela decorreu da moeda estável, da reorganização do sistema financeiro, da Lei de Responsabilidade Fiscal, das privatizações de siderúrgicas, mineradoras e bancos estaduais, do regime de meta de inflação, das agências reguladoras.

Mais dois passos adiante


A gente pode ficar aqui apontando um e outro momento da história em que, parecendo que o tempo havia fechado para todo o sempre, sobrevinha uma tempestade daquelas e, logo depois, o céu se abria, com os bons ventos levando à marcha habitual: mais dois passos adiante.

Temos de continuar a caminhada. Porém, de um jeito diferente. Um passo adiante, e nenhum para trás. O que nos atrapalha certamente é querer descontar, com duas passadas de uma só vez, o tempo perdido. Assim, nos atrapalha mais ainda esse um passo atrás, desfazendo-se o que foi feito.

Houve outro impeachment. O vice assumiu o comando. E, daí dois passos em um mandato-tampão bem curto, inclusive porque o ano de 2018 seria o de eleições. Sobreveio a grande onda de reformas. Algumas vingaram: teto de gastos, reforma do ensino médio, terceirização.

Modernização

E, de quebra, a medida provisória de liberação do saque das contas inativas do FGTS. Logo, outras estavam a caminho, sendo a principal delas, para o momento, sobretudo a modernização de alguns pontos da legislação trabalhista.

Contudo, já se sabia que a reforma da previdência seria uma parada duríssima. É óbvio que precisa ser feita com urgência, sob pena de que as agudas dificuldades de hoje acabem logo se tornando gravíssimas.

Eis que voltamos, neste instante, ao vício do velho passo atrás. Regredimos. E ficamos todos meio abestalhados. Ora, ora: vamos sair da paralisia! O país precisa entrar em uma profunda reflexão, buscando uma lúcida retomada do caminho. Mas, tem de ser de outro jeito. Um passo de cada de cada vez, bem calculado, firme, resoluto. E sem recuo.

O pessoal fica assustado com o vandalismo, a violência, a baderna e as cenas de barbárie dos anarquistas que, por exemplo, tacaram fogo no Ministério da Agricultura e depredaram vários prédios vizinhos ao Palácio do Planalto e ao Congresso Nacional. No entanto, quando voltarmos a caminhar, essa turma se acalma. Fizeram isso, em 2013, a pretexto do movimento pela “tarifa zero” e, depois, contra os gastos nas copas da Fifa, começando pela Copa das Confederações, os sem terra, sem teto. Cada um com suas verdades.

O que não vale é apagar incêndio com gasolina. Uns mimados querem o reconhecimento pela via da transgressão. Se há uma dura resposta aos seus gestos de extrema agressividade, eles se escondem debaixo da cama. Quando as coisas se normalizam, desinflam-se suas imaturas pulsões histéricas e destrutivas.

Enfim, vamos acertar o passo. Mas, temos de seguir adiante e, com certeza o Brasil Continuará avançando.

Hasta !!

Sobre Lucas Machado Instagram: LUCAS MACHADO

Sobre Lucas Machado: www.porlucasmachado.com.br

O Brasil Continuará avançando. Por Lucas Machado

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Decoração Vintage resgatando estilos do passado

Decoração Vintage resgatando estilos do passado Primeiramente na era da personalização, a decoração vintage conquistou…

9 horas ago

Sono de qualidade como dormir melhor

Sono de qualidade como dormir melhor Dormir bem é um dos pilares mais importantes do…

10 horas ago

Autocompaixão como ser gentil consigo mesmo

Autocompaixão como ser gentil consigo mesmo Vivemos em um tempo em que a cobrança interna…

12 horas ago

O que é downshifting e como funciona na prática

O que é downshifting e como funciona na prática Entendendo o conceito de downshifting O…

1 dia ago

O que é Biohacking e como funciona

O que é Biohacking e como funciona O biohacking é uma abordagem que combina com…

2 dias ago

Rotina de autocuidado minimalista mais com menos

Rotina de autocuidado minimalista mais com menos Vivemos em uma era de excesso: de estímulos,…

2 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!