Primeiramente a originalidade é algo que diferencia pessoas extraordinárias de pessoas comuns, mas será que existe algo que seja genuinamente original?
Algo que foi criado totalmente do zero? Será que grandes nomes, como Pablo Picasso e Steve Jobs foram 100% originais em todas as obras que deixaram seus legados perpetuados no mundo?
No entanto antes de responder estas perguntas, o que é originalidade? De acordo com o dicionário Aurélio, o significado desta palavra tão forte é: “qualidade do que é inusitado, do que não foi ainda imaginado, dito, feito etc.. capacidade para expressar-se de modo independente e individual; habilidade criativa; criatividade”.
Assim não acho que o conceito apresentado pelo dicionário consiga explicar o que essa palavra tão complexa e que diferencia pessoas geniais de comuns.
Enfim será que em um mundo com 7,753 bilhões (2020) de habitantes ninguém nunca pensou no que eu imaginei? Acho que é impossível isso.
Não, definitivamente não! Steve Jobs, fundador da Apple, uma das maiores mentes que esse mundo já conheceu, afirmou várias vezes que nenhuma de suas ideias ele tirava “do nada”, ele “roubava” grandes ideias e adaptava em seus lançamentos.
Por exemplo, como ele mesmo disse: “Nós nunca tivemos vergonha em roubar grandes ideias”.
Também não. Com certeza você conhece um dos maiores nomes da arte, Pablo Picasso.
Segundo uma de suas frases mais marcantes: “Arte é um furto”, para ele bons artistas copiam, grandes artistas roubam.
Em síntese o que o Jobs e Picasso definem como um bom roubo é você se inspirar em outras ideias, mas não apenas em ideias e sim aprender como outras pessoas o processo delas.
Isso sim é roubar ideias, que é muito diferente que copiar.
O roubo é um arte e poucos conseguem fazer esse é o diferencial de gênios e comuns, mas como aprender é um desafio e é isso que o livro “Roube como um artista”, do Austin Kleon, ensina. Como aprender a roubar e como isso o torna mais criativo.
Não! Não existe nada que seja 100% originalidade, isto é apenas uma ilusão. As pessoas mais criativas do mundo afirmaram que suas ideias são frutos de vários roubos, é como a ideia fosse um bolo, que é fruto de vários ingredientes diferentes.
Portanto, quanto mais referências e pessoas para você roubar, mais criativo você será e mais geniais vão ser suas ideias.
Não há necessidade de se colocar uma pressão para criar algo que ninguém nunca fez, que é único, porque isso é impossível! E ai o que você acha?
O que é Biohacking e como funciona O biohacking é uma abordagem que combina ciência,…
Rotina de autocuidado minimalista mais com menos Vivemos em uma era de excesso: de estímulos,…
Tilápia ganha espaço nos mercado gastronômico com opções acessíveis e saudáveis A tilápia caiu de…
Cantora Gabi Soares lançou DVD Texana em Homenagem a Lagoa Santa Um espírito livre em…
Dietas Extremas e Detox: Benefícios e Riscos As dietas extremas, embora populares, levantam dúvidas sobre…