Saúde

A importância do consumo local

Consumo local. Definitivamente você ajuda o planeta consumindo de produtores locais! Isso encurta o caminho entre a colheita e sua casa!

Com isso, é gasto menos combustível, menos energia no processo , menos embalagem( uma vez que a viagem é mais curta), e por fim, produzimos menos lixo.

Você além de economizar dinheiro , promove a economia local, gerando mais empregos para sua cidade e região.

Os produtos são mais frescos e aumenta a preservação dos espaços rurais com o fortalecimento da agricultura familiar.

Agricultura Familiar

A ONU instituiu em 2017 o decênio internacional da agricultura familiar ( 2019 – 2028), fato tem enorme relevância, pois representa 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros e 77% dos empregos da agropecuária do país.

A grande maioria (cerca de 70%) das pessoas que sofrem de fome no mundo, vivem em áreas rurais pobres, de países em desenvolvimento.

Muitos deles são agricultores familiares de subsistência, o que inclui camponeses, pastores, pescadores.

Gostaria de convida-los a uma importante reflexão: não é no mínimo perturbador saber que a maioria das pessoas que estão na linha de fome são as pessoas responsáveis por alimentar o mundo?

No Brasil, apesar de alguns programas de incentivo a agricultura familiar, ainda existem vários entraves por parte do governo, como o congelamento de diversas modalidades e financiamentos, alegando falta de orçamento.

Apenas 14% dos financiamentos e 23% das terras são para as famílias agricultoras.

Biodiversidade

Essa cultura segue práticas que preservam o meio ambiente e a biodiversidade, sem provocar o desmatamento e o uso intensivo de água e o esgotamento do solo.

Além de garantir a segurança alimentar com a grande diversidade de alimentos.

A importância do consumo local

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Yun Ton: seis décadas de tradição chinesa em Belo Horizonte

Yun Ton: seis décadas de tradição chinesa em Belo Horizonte Fundado por imigrantes chineses no…

7 horas ago

A maturidade da escolha: por que devemos  aprender a deixar pratos caírem

Vamos encarar a realidade: essa ideia de “equilibrar todos os pratos” pode ser uma armadilha…

2 dias ago

Conteúdo cru e sem filtros: estratégia ou fadiga estética?

Nos últimos anos, um movimento tem ganhado espaço nas redes sociais: o do “conteúdo cru”,…

3 dias ago

O vício da notificação: como pequenos alertas moldam nossa atenção e emoções

Vício da notificação. O som discreto. A tela que pisca. A vibração no bolso. Pequenos…

4 dias ago

A romantização da rotina: por que buscamos beleza até no trivial

Você já reparou como nos pegamos falando, às vezes secretamente, que nosso cafezinho da manhã…

2 semanas ago

Hábitos noturnos que transformam sua noite: durma melhor sem remédios

Rotinas simples antes de dormir ajudam a combater a insônia, melhorar o humor e garantir…

2 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!